Chico Floresta, Augusto Carvalho e Eliana Petrosa defendem comunidade vítima de contaminação no Lago Oeste
21 de outubro de 2005Os deputados Chico Floresta, Augusto Carvalho e Eliana Pedrosa, no Lago Oeste O encontro serviu para que os deputados discutissem com a comunidade o problema da contaminação por benzeno do lençol freático da região, que já se arrasta há dias. Nos depoimentos, ficou claro que a maior aflição da comunidade é com a falta… Ver artigo
Os deputados Chico Floresta, Augusto Carvalho e Eliana
Pedrosa, no Lago Oeste
O encontro serviu para que os deputados discutissem com a comunidade o problema da contaminação por benzeno do lençol freático da região, que já se arrasta há dias. Nos depoimentos, ficou claro que a maior aflição da comunidade é com a falta de informação. Desde que se comprovou a presença de benzeno na água de poços artesianos, inclusive no da Escola Classe, o governo não deu uma explicação definitiva sobre as fontes da contaminação.
Há pelo menos duas suspeitas: vazamento em tanque de postos de combustíveis das redondezas ou resíduos lançados no solo por duas fábricas de asfalto que funcionam na região.
Diante da indefinição, o deputado Chico Floresta encaminhou no dia 18 de outubro, um dia antes da visita ao Lago Oeste, ofício à diretoria-geral da Agência Nacional de Petróleo, pedindo o envio a Brasília de fiscais para auxiliar nas análises da água contaminada.
Os deputados pediram também à Petrobras que ceda seus técnicos para ajudar na identificação das fontes da contaminação.
Disque-orçamento funcionando
Começou a funcionar um novo serviço que vai garantir a participação popular na elaboração do Orçamento de 2006. Trata-se do Disque-Orçamento. Por meio do telefone 3033-6666, os cidadãos brasilienses poderão apresentar suas sugestões e críticas. As sugestões serão enviadas a um banco de dados e aos deputados para que eles possam apresentar emendas que atendam aos interesses da comunidade.
O presidente da Comissão, deputado Leonardo Prudente (PFL), acredita que esta é a melhor forma de saber o que deseja a população.
O Disque-orçamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h, até o dia 7 de novembro.
Novas cidades – A CAF visitará áreas de adensamento populacional do DF para impedir formação de novas favelas. Os parlamentares vão visitar várias áreas onde o adensamento indica a necessidade de intervenção governamental no sentido de impedir que venham a se transformar em favelas. A decisão deveu-se à indicação do dep. José Edmar (Prona) ao GDF para a criação de quatro novas cidades.
Audiência pública – Por iniciativa da Comissão de Assuntos Fundiários, a CLDF realizou uma audiência pública para discutir o problema de regularização de áreas rurais. A presidente da Comissão, dep.Ivelise Longhi (PMDB), defendeu a necessidade de acabar com a indefinição legal sobre essas ocupações, por meio de uma nova legislação. A deputada Arlete Sampaio (PT) foi a autora da iniciativa.