Reserva Ecológica de Alcobaça
20 de dezembro de 2005A CEF doa a Reserva para o Ibama. Comunidade de Petrópolis-RJ agradece e promete lutar pela preservação
Em 1981, a reserva quase foi derrubada para ser construído um conjunto habitacional de 1.500 casas do BNH. A própria comunidade foi contra, pois além da biodiversidade na área tem muitos mananciais. Segundo os moradores, sem bombeiros e guardas florestais, foi difícil manter a integridade da reserva. O desmatamento, o fogo e caça sempre rondavam a reserva. Coube aos moradores do bairro Cascatinha, ao lado da reserva, entrar numa dura luta para preservar a floresta.
Mais tarde foi organizada uma Associação de Defesa da Reserva Alcobaça que assumiu a fiscalização da mata. Os moradores passaram a se mobilizar e se reunir uma vez por mês no salão da igreja. “Havia até coleta de dinheiro para pagar os guardas que evitavam o desmatamento, as queimadas e ajudavam na conscientização de todos para acabar com o despejo do lixo. Mas o grande objetivo era fazer da área uma Reserva Ecológica”, explica o presidente da Associação de Defesa dos Mananciais do Alcobaça, Luiz Augusto Rodrigues.
A CEF acaba de doar a Reserva de Alcobaça para o Ibama. Segundo os moradores, a transferência do terreno para o Ibama significa uma segurança maior quanto aos destinos da área e mais apoio na sua preservação. “Isso porque – explica Luiz Augusto Rodrigues – porque agora o Ibama vai impedir com mais rigor as tentativas de invasão. Isso vai também dar mais força para todos nós, pois a Reserva fica registrada no Patrimônio Nacional e a gente até sente mais força e mais legalidade para lutar por ela”.
Petrópolis, a cidade Imperial
Petrópolis está localizada na Serra do Mar, entre a Serra da Estrela e Serra dos Órgãos. Faz limite com os seguintes municípios: ao leste com Magé e Teresópolis, ao norte com São José do Vale do Rio Preto, ao sul com Duque de Caxias e Miguel Pereira e a oeste com Areal, Paty do Alferes e Paraíba do Sul.
Petrópolis foi conhecida no século XIX com o nome de Raiz da Serra. A beleza natural e paisagística da região agradou de tal maneira o Imperador D. Pedro I, que ele adquiriu uma propriedade chamada fazenda Córrego Seco, em 1830. Ali o Imperador pretendia construir o seu palácio de verão: o Palácio da Concórdia. Mas coube a D. Pedro II, que herdou esta propriedade, realizar esta tarefa, construindo o Palácio de Verão, onde atualmente localiza-se o Museu Imperial.
No 16 de março de 1843, D. Pedro II funda a Cidade de Petrópolis. No setor de transportes, dois importantes eventos determinaram uma maior expansão desta cidade: as inaugurações da Estrada de Ferro de Petrópolis (construída por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, em 1856) e da Rodovia Washington Luiz (1928), que ligou o Rio de Janeiro a Petrópolis, sendo também a primeira auto-estrada asfaltada do Brasil.. Em 1981, Petrópolis foi agraciada com o título de Cidade Imperial.