Parque Estadual da Lapa Grande

MG cria a 26a unidade de conservação

13 de fevereiro de 2006

Parque Estadual da Lapa Grande protege patrimônio natural e arqueológico formado por 35 grutas na região de Montes Claros

Reserva florestal, mananciais, 35 belíssimas grutas, Lapa Grande é um patrimônio natural e arqueológico hoje sob proteção integral do governo de
Minas Gerais  


O decreto número 44.204, assinado pelo governador Aécio Neves, foi publicado dia 11 de janeiro. Com área estimada em sete  mil hectares, o parque está inserido na região de ocorrência de Cerrado, ecossistema predominante em Minas Gerais. “A definição exata da dimensão do parque será obtida após o georreferenciamento da área, trabalho que será executado pelo IEF nos próximos meses”, observa o coordenador de Unidades de Conservação do IEF, Geovane Mendes Miranda.
A administração do novo Parque será realizada em conjunto com a Copasa-MG, como já ocorre no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. É que ambos os parques abrigam mananciais responsáveis pelo abastecimento de água da comunidade onde estão inseridos. Do Parque da Lapa Grande, da população de Montes Claros, e da Serra do Rola Moça, da região do Barreiro, em Belo Horizonte.
Para o secretário José Carlos Carvalho, o novo parque está inserido na categoria de unidades de conservação de proteção integral, estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Além da preservação do patrimônio histórico e natural, o Parque Estadual da Lapa Grande vai significar um forte incremento no setor de turismo, gerando empregos e renda para a comunidade da região norte de Minas.
O coordenador de parques do IEF, Geovane Miranda explica que atualmente, estão abertos à visitação os parques estaduais do Ibitipoca, na Zona da Mata; da Serra do Brigadeiro e de Nova Baden, ambos no Sul do Estado; da Serra do Rola-Moça; do Itacolomi, em Ouro Preto; do Rio Preto, próximo a Diamantina, e do Rio Doce, no Vale do Aço.