Pelo Brasil

GEO para a Amazônia

20 de março de 2006

Pnuma e OTCA analisam ambiente, impactos e futuro cenário para toda a bacia amazônica.

O que é GEO
O GEO (Global Environment Outlook) é uma metodologia desenvolvida pelo PNUMA, que analisa o “estado” do ambiente, incluindo as pressões às quais se encontra submetido e os impactos observados, as respostas dadas por gestões e   políticas ambientais, as possíveis conseqüências das medidas que se tomam na atualidade, bem como uma avaliação de cenários futuros. O processo GEO oferece ferramentas precisas e práticas para gerar políticas públicas ambientais.
O objetivo da oficina de Lima foi discutir e ajustar a metodologia GEO para a Amazônia, debater e criar consensos sobre a área em estudo, identificar temas chave a considerar no relatório GEO, atores que participarão do processo, fontes de informação e diretrizes para elaborar uma estratégia de impacto.
Segundo Rosalía Arteaga, a decisão de elaborar pela primeira vez  o GEO Amazônia começou a ser desenvolvida entre a OTCA e o PNUMA em dezembro de 2005. A meta do projeto é desenvolver e integrar a avaliação do meio ambiente da bacia Amazônica, usando a metodologia GEO, processando as informações já existentes na região.
O projeto ajudará a prover uma plataforma para coordenar os dados e informações existentes, garantindo um processo que envolva a comunidade científica, tomadores de decisão nacionais e locais, bem como organizações comunitárias. Para a OTCA, o relatório será uma importante ferramenta para as políticas públicas dos Países Membros.