Manuseio de produtos químicos

24 de maio de 2006

Paraná: Seminário capacita técnicos para introduzir

Para o novo secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, as atividades de maior risco são postos de gasolina, indústrias e empresas que trabalham ou transportam produos químicos.


 


 


Para Rasca Rodrigues, este tipo de ferramenta é utilizado apenas nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. “A capacitação para introdução do Programa de Gerenciamento de Riscos trabalha as normas estaduais e federais, técnicas e cálculos específicos para que os fiscais possam avaliar atividades que envolvam riscos de acidentes ambientais”, explicou Rasca, citando como atividades de maior risco os postos de gasolina, indústrias e empresas que trabalham com manuseio de produtos químicos.
O Programa não considera como fator predominante de risco o tamanho ou área do empreendimento e sim, o produto químico manuseado relacionado à quantidade estocada.
Henrique Lage, consultor e especialista em Programas de Gerenciamento de Risco, explicou que atualmente, os técnicos paranaenses possuem instrumentos de controle ambiental da água, do ar e do solo. “Mas o controle da poluição acidental não fazia parte, até então, dos manuais de licenciamento”, detalhou Lage lembrando que durante os dois dias de capacitação a norma para o gerenciamento de risco foi apresentada e discutida para então iniciar o processo de aplicação em campo.
Henrique Lage contou ainda, que todas as atividades apresentam algum tipo de risco de acidentes. “Estamos trabalhando com o chamado risco aceitável. Sabemos da necessidade da instalação de uma indústria, por exemplo, mas estamos possibilitando a identificação prévia dos riscos que ela pode causar ao meio ambiente”, demonstrou Lage. Segundo ele, após a identificação do risco em um empreendimento o Programa prevê a elaboração de normas ou procedimentos administrativos que serão exigidos pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP para disciplinar a atividade e deverão ser cumpridos pelos funcionários das empresas.