Brotas: meio ambiente começa em casa

14 de junho de 2006

?Jacaré? virou moeda de troca para valorizar a coleta de lixo e reciclagem”

Todos os anos, atividades de caráter educativo, de sensibilização e conscientização ambiental são realizadas junto às escolas. Nesse ano, foram realizadas diversas atividades para envolver, integrar e sensibilizar a população, em torno de um tema atual e de fundamental importância para a sobrevivência do homem na Terra: a manutenção das áreas naturais. Durante toda a semana foram realizadas várias ações: como plantio de mudas com idosos do asilo Vila Vicentina de Brotas; programa de estudo do meio com visita ao viveiro de mudas municipal com turmas de 6ªs séries; montagem e visitação à exposição com trabalhos elaborados pelas crianças do ensino infantil; pedágio de conscientização ambiental nas ruas da cidade.
Como recompensa para algumas destas atividades foi criada uma moeda ecológica – o Jacaré, um dinheiro verde para estimular e conscientizar a população da necessidade da separação de materiais recicláveis, oferecendo às crianças como troca do ?Jacaré?, pipoca, algodão doce e sorvete.
No sábado, dia 10, aconteceu um encontro na Praça Amador Simões com exposição de todo o material reciclável recolhido na campanha, oficinas de sucata com o intuito de incentivar a reutilização dos materiais e a troca dos Jacarés. Foi realizada também uma descida de barco a motor pelo rio Jacaré, no trecho de Brotas até Dourado, onde foi realizada a conscientização ambiental dos pescadores materializada com a entrega de uma sacolinha com informativos de reciclagem de materiais e análise da qualidade da água, bem como coleta de sementes de espécies nativas.