VI Encontro Verde das Américas
14 de junho de 2006Brasília sediou encontro e premiou oito personalidades internacionais
No caso específico do Brasil, existe uma grande responsabilidade na luta em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. ?Como país em desenvolvimento – salienta a Carta Verde das Américas – não podemos deixar que os desejados ganhos econômicos se façam em detrimento do nosso maior patrimônio, representado pela rica biodiversidade presente nos diversos biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado?.
Da terra para os filhos da terra – o documento destaca que ?a humanidade é parte de um vasto universo em evolução. As forças da natureza fazem da existência, uma aventura exigente e incerta, mas o universo providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. Por isso é imperativo que nós, os povos das Américas e dos demais continentes, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros e com as futuras gerações?.
O evento, mais uma vez, teve o apoio da Folha do Meio Ambiente. Na abertura solene, foi entregue o Prêmio Verde das Américas 2006 com o objetivo de homenagear oito personalidades e instituições que têm, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento e a preservação ambiental do planeta.
Premiados
Destaque Socioambiental
Lúcia Willadino Braga
Vice-Presidente da Rede Sarah de Hospitais, a neuropsicóloga Lúcia Willadino Braga pratica o que se pode chamar de globalização da solidariedade.
Os séculos vão passar e o nome dessa cientista brasileira vai crescer cada vez mais, entrando não só para a história do Brasil mas da humanidade. Lúcia é gaúcha e está em Brasília desde os anos 60. Ela é uma revolucionária mundial da neurociência. Não é por acaso que Lúcia recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, da França. Esse título é dado de 50 em 50 anos.
Direito Ambiental
Alexandre Camanho
de Assis
Procurador Regional da República do Distrito Federal, Alexandre é conhecido pelo seu brilhante trabalho de proteção do meio ambiente, em vários tipos de ações em defesa das causas ambientais e de melhor qualidade de vida.
Jornalismo Ambiental
André Trigueiro
Escritor e jornalista da Globo News, Trigueiro tem um trabalho sério a favor do meio ambiente e contra os desmandos e exploração dos recursos naturais. Publicou vários livros, entre eles o livro ?Meio Ambiente no Século XXI?, que reúne artigos de 21 especialistas na área ambiental. Foi representado por seu colega Carlos Monforte.
Diplomacia Ambiental
Friedrich Prot von Kunow
Embaixador da Alemanha, Prot von Kunow é incentivador da comercialização de produtos ecológicos e orgânicos brasileiros pela União Européia. Ele foi cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, onde sua missão sempre foi pautada pelo respeito às causas ambientais.
Biodiversidade
Paulo Yoshio Kageyama
Diretor do Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, PhD em Ciências Agrárias pela North Carolina State University-EUA, Paulo Kagevama é pesquisador pela Fapesp na área de recursos florestais e conservação da natureza. Pelo seu trabalho na defesa da biodiversidade e sempre ampliando consciências por um desenvolvimento sustentável, ele se tornou merecedor desse Prêmio.
Energia Renovável
Stefan Christof Werner Krauter
Natural da Alemanha, PhD em energia renovável, Stefan Krauter é presidente para a América Latina do Conselho Mundial de Energias Renováveis. É fundador do Centro Solar Internacional de Berlim e criador do Laboratório das Fontes de Energias Renováveis e do curso de mestrado em energias alternativas da Universidade do Ceará.
Unesco 60 anos
Vincent Defourny
A cada dia consolida o importante trabalho da Unesco nas áreas de bioética, saúde, educação ambiental, consolidação de reservas e sítios ambientais e formulação de políticas de ciência e tecnologia, além dos estudos e avaliação dos recursos hídricos. Quem recebeu o prêmio em nome da Unesco foi o novo representante no Brasil, Vincent Defourny.
Desenvolvimento
Sustentável
Timonthy Mulholland – UnB
Há muito, a UnB vem oferecendo espaço democrático e favorável à evolução do ser humano em relação ao Meio Ambiente e do desenvolvimento sustentável. Quem recebeu o prêmio foi o Reitor, Timonthy Mulholland, psicólogo com 30 anos de dedicação à UnB.