Semana do Meio Ambiente - Pelo Brasil

Floresta em pé rende mais

14 de junho de 2006

Amazonas formaliza novas ações de conservação

Foto: Agecom


Governador Eduardo Braga e o secretário do Meio Ambiente Virgílio Viana monitoram o programa Zona Franca Verde. ?Vamos cumprir nossa missão de manter a floresta em pé e vamos desenvolver
o ser humano, proporcionando-lhe mais qualidade de vida e oportunidades de negócios e renda?, garantiu Braga


Um dos documentos assinados foi a Instrução Normativa do Cipó-Titica. As normas disciplinam a coleta regular do cipó e similares com procedimentos básicos relativos à utilização sustentável da espécie no Amazonas. Entre as regras, consta a necessidade de apresentação de planos de manejo de cipó-titica como condição essencial para acesso aos programas públicos estaduais de fomento, escoamento e comercialização da produção. 
A assinatura da Instrução Normativa do Manejo Florestal de Pequena Escala também foi realizada durante o evento. O documento estabeleceu normas e procedimentos que disciplinam a apresentação, tramitação, acompanhamento e condução das atividades de Plano de Manejo para licenciamento e colheita de produtos madeireiros, no âmbito de órgãos vinculados à SDS.
Em outra ação, foi assinado  a Instrução Normativa do Manejo do Pau-Rosa. As novas regras fazem parte das diretrizes do Programa Zona Franca Verde e estabelecem procedimentos e exigências que disciplinam a colheita de pau-rosa e área de manejo florestal sustentável, área de plantio, bem como parâmetros a serem considerados na industrialização.
Para o governador Eduardo Braga, o governo do Amazonas cumpre sua missão em manter as florestas conservadas e ao mesmo tempo que desenvolve o ser humano, proporcionando-lhe mais qualidade de vida e oportunidades de negócios e renda. ?Os resultados na implementação de UCs no Amazonas está dando aos moradores da mata uma esperança de dias melhores com a floresta em pé e mais renda para quem vive desta floresta?, garantiu o governador. No campo da proteção ambiental, o Secretário Virgílio Viana, do Meio Ambiente, anunciou a Criação da Reserva Particular de Patrimônio Natural do hotel Eco Park, além da implementação do Sistema de Auto Declaração Ambiental para o Licenciamento de Empresas do Pólo Industrial de Manaus. Foi também criado o Comitê da Bacia do Tarumã.  Durante toda Semana houve seminários, palestras, fóruns de debates e exposições em vários municípios do estado.