Amazônia tem novas UCs
18 de julho de 2006O Brasil tem três novas Unidades de Conservação na Amazônia: o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, a Reserva Extrativista do Rio Unini e a Reserva Extrativista Arapixi. A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, explicou que a assinatura do decreto criando estas Ucs “é o resultado de um processo intenso de negociações junto ao governo… Ver artigo
O Brasil tem três novas Unidades de Conservação na Amazônia: o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, a Reserva Extrativista do Rio Unini e a Reserva Extrativista Arapixi. A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, explicou que a assinatura do decreto criando estas Ucs “é o resultado de um processo intenso de negociações junto ao governo do estado do Amazonas e às comunidades envolvidas. E também é mais um esforço para promover a regularização fundiária da Amazônia”. Para a ministra, esse é um esforço no sentido de conter o avanço do desmatamento de Rondônia para o Amazonas. “Antes as UC’s eram criadas em lugares distantes da Amazônia. Agora são criadas em área onde há ameaça de expansão predatória. Isso faz a diferença”, disse Marina Silva, lembrando que há pouco foi criado o Parque Nacional do Juruena, que bloqueou a frente predatória do Mato Grosso para o Amazonas.
O Parque Nacional dos Campos Amazônicos fica no sudoeste do Amazonas e no extremo nordeste de Rondônia. O parque terá uma área de aproximadamente 880 mil hectares.
A Reserva Extrativista do Rio Unini (reservas são áreas de domínio público utilizadas por populações extrativistas tradicionais) está situada no norte do Amazonas, se estenderá por 830 mil hectares e será a maior do estado.
A Reserva Extrativista Arapixi fica no sul do Amazonas e compreende uma área de 133 mil hectares.
O governador do Amazonas, Eduardo Braga, participou da solenidade. Segundo ele, a iniciativa do governo é inovadora: “É a primeira vez que o governo federal, ao criar unidades de conservação em terras estaduais, discute o assunto com o estado e a comunidade”. Com a criação do parque, explicou o governador, o governo federal saiu de uma posição “proibitiva”, ao definir áreas de conservação e estabelecer políticas para que as famílias que residem na área possam trabalhar com regras claras, sem desrespeitar o meio ambiente.
Com esses atos, a área protegida na Amazônia aumenta 1,84 milhão de hectares. Desde o início do governo Lula foram criadas ou ampliadas 57 UC’s: quatro em 2003, 11 em 2004, 21 em 2005 e 21 em 2006 (incluindo as anunciadas nesta quarta-feira).
O governador Eduardo Braga também anunciou a criação de três UC’s estaduais: Reserva do Rio Madeira, Reserva do Rio Juma e Parque Estadual do Matupi.