Cerrado do Piauí pode ganhar um novo parque nacional
21 de setembro de 2006A área é de 273 mil hectares. Segundo o presidente da ONG Fundação Rio Parnaíba, Francisco Soares, as ameaças constantes ao bioma foi o motivo do pedido ao Conama. Segundo o assessor do Núcleo Cerrado e Pantanal do Ministério do Meio Ambiente, Havay Miranda Junior, a definição será conhecida ainda este mês, quando a Comissão… Ver artigo
A área é de 273 mil hectares. Segundo o presidente da ONG Fundação Rio Parnaíba, Francisco Soares, as ameaças constantes ao bioma foi o motivo do pedido ao Conama. Segundo o assessor do Núcleo Cerrado e Pantanal do Ministério do Meio Ambiente, Havay Miranda Junior, a definição será conhecida ainda este mês, quando a Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável, estará reunida para definir um cronograma de criação de várias unidades de conservação no Cerrado brasileiro.
Miranda adianta que a área da Serra Vermelha deverá ser prioritária, devido às depredações que ocorrem na região. “Sabemos, por exemplo, da expansão do manejo da lenha para a secagem da soja, que vem comprometendo o ecossistema”, afirmou.
Além do desmatamento, o tráfico de madeira e de animais silvestre é uma prática que ocorre há décadas naquela região. Atualmente, a área vem sendo reivindicada por uma multinacional quer pretende instalar o projeto “Linha Verde”, que consiste na substituição do Cerrado pelo eucalipto para o fornecimento de lenha para a indústria de ferro gusa.