Conferência e feira ambiental

ECOLATINA 2006

21 de setembro de 2006

Especialistas de 13 países se reúnem em Belo Horizonte para discutir como crescer economicamente eliminando impactos ambientais

“O destino de nosso planeta não pode, no entanto, ser decidido apenas pelo núcleo do poder político e econômico do mundo. Afinal, cada um de nós, cidadãos, é responsável tanto pela degradação, quanto pela preservação da Terra. Não seremos omissos com nosso próprio destino. Este foi o propósito da Ecolatina 2006”, resumiu o coordenador do evento, Ronaldo Gusmão.
 A abertura da conferência contou com as presenças do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, do secretário de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos de Carvalho, do escritor Leonardo Boff, do secretário-executivo do Pnuma, Enrique Leff, entre outros convidados.  Em seu pronunciamento,  Aécio Neves ressaltou a importância do evento para a comunidade ambiental, “pelo papel importante na demonstração de que é totalmente falsa a idéia de que o cuidado com o meio ambiente se contrapõe ao desenvolvimento”.
 No dia 19, o conhecimento e as alianças para a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, gestão de recursos hídricos e a legislação ambiental foram alguns dos temas abordadas no primeiro dia de atividades do evento, entre fóruns de discussão, seminários e cursos. Lideranças empresariais estiverem presentes no evento para discutir a ecoeficiência e as várias estratégias de produção econômica e ecologicamente correta como diferenciais na competitividade.
 
Embalagens e refis
Entre os presentes, estava o diretor de sustentabilidade da Natura, Marcos Egydio, que falou sobre o desenvolvimento de linhas de maquiagem que, ao invés de utilizarem embalagens descartáveis, passaram a adotar os refis. “O refil de uma base de blush tem impacto ambiental 72% menos que a embalagem regular. Já o batom impacta 71% menos, enquanto no refil de sombras, a redução é de 62%”, afirma Egydio.
 A programação reservou também espaço aos jovens estudantes que desenvolveram e apresentaram pesquisas de sensibilização ambiental pautadas nas Metas do Milênio, compostas por oito intenções sociais aprovadas por 191 países, em 2000. Cerca de 1500 alunos de escolas públicas foram a campo entrevistar 600 pessoas nas ruas da capital mineira.
 O resultado dos trabalhos mostrou que 7,9% dos entrevistados não sabem quais são os oito objetivos do Milênio; 76,2% desconhecem totalmente o significado real da proposta e 9.9% conhecem as metas, mas não sabe citar quais são elas. Os alunos que participaram das atividades enviarão ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cartas reivindicando melhorias nos campos socioambientais.


Sustentabilidade e inovações tecnológicas


A programação do segundo dia oficial do evento contou com a quarta edição do seminário Educação para uma Sociedade Sustentável que teve, como um dos palestrantes, o diretor do Pnuma, Enrique Leff. O conferencista abordou a educação e o saber ambiental, no painel “A Escola do Presente e Futuro para Sociedades Sustentáveis”.
 O coordenador-geral da diretoria nacional de projetos especiais da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Argentina, Oscar Galante, participou do painel “A Inovação Tecnológica”, no seminário “Inovações Tecnológica e Sustentabilidade”. O grande destaque deste encontro foram as estratégias de gestão tecnológica na América Latina.
 Um dos pontos alto do evento, foi o Fórum Mudanças Climáticas e MDL que, entre outros assuntos, abordou os desafios e a realidade das mudanças climática e as negociações e investimentos em seqüestro de carbono.