Pesquisa WWF/Ibope: brasileiros debitam o não crescimento econômico à corrupção e impostos
20 de dezembro de 2006Pela pesquisa ficou claro que 62% dos brasileiros acreditam que o País não cresce por causa da corrupção, 44% apontam também a carga tributária e apenas 7% culpam entraves ambientais pela estagnação econômica do Brasil. A consulta revelou, ainda, que 80% dos brasileiros não estão dispostos a conviver com a degradação ambiental, poluição e perda… Ver artigo
Pela pesquisa ficou claro que 62% dos brasileiros acreditam que o País não cresce por causa da corrupção, 44% apontam também a carga tributária e apenas 7% culpam entraves ambientais pela estagnação econômica do Brasil.
A consulta revelou, ainda, que 80% dos brasileiros não estão dispostos a conviver com a degradação ambiental, poluição e perda da qualidade de vida, mesmo que isto signifique desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
A pesquisa foi realizada para medir o grau de conhecimento da população sobre as questões envolvendo recursos hídricos e sua atitude diante dos problemas relacionados à água. “Incluímos na pesquisa perguntas sobre a interferência da questão ambiental no crescimento do país em razão das recentes declarações do governo neste sentido. “Nós entendemos que, ao contrário, não há nem haverá crescimento econômico sem recursos naturais”, disse Samuel Barrêto (foto) coordenador do Programa Água para a Vida, conduzido pelo WWF-Brasil.
A prova disso, de acordo com Barrêto, foi a crise gerada no sul do País pelo segundo ano consecutivo em função da falta de água. “Crise no campo com a agricultura, crise nas cidades com o racionamento de água que ocorreu, este ano, justamente naquela que é considerada a capital ecológica do País, Curitiba.
Em 1998, o “apagão” ocorreu basicamente por falta de água para impulsionar as turbinas”.
Consumo e desperdício
Segundo o Ibope, o número de consumidores que declaram que o consumo de água nas suas casas é alto caiu em 50% desde 2004.
A pesquisa mostrou, ainda, que o brasileiro tem uma percepção errada de qual o setor que mais consome água no País. A maioria aponta a indústria como o “vilão”, quando a agricultura é que é responsável pelo uso de 70% das águas.
Entre os principais problemas que podem afetar o abastecimento de água no Brasil, o desperdício foi apontado por 47% da população, enquanto outros 13% apontam a poluição e a agressão às reservas. Para evitar o desperdício, 31% propõem diminuir o tempo de banho.
Comitês de bacia e participação
Embora existam, atualmente, mais de 120 comitês de bacias hidrográficas e mais de 40 consórcios intermunicipais de bacias, 61% dos brasileiros dizem jamais ter ouvido falar dos comitês. Apenas 38% afirmaram ter ouvido falar. Entre estes, 88% não conhecem ninguém que participe de um comitê de bacia.
E não é por falta de interesse: 65% dos entrevistados declararam estar dispostos a “participar de um grupo para decidir sobre o uso da água no local onde mora, ou fazer trabalho voluntário para proteção da água”, e 82% participariam de campanhas e abaixo-assinados para recuperação de mananciais e uso responsável da água.
“Além dos governos, a sociedade deve ter papel protagonista no cuidado com a água e o que a pesquisa mostra é um aumento da percepção e da disposição em fazer algo pela proteção desse recurso”, diz Samuel.