Balanço ambiental de 2006

Gol Verde dá show na Copa do Mundo

20 de dezembro de 2006

 A Copa da Alemanha implantou o programa Gol Verde [Green Goal] que marcou posição em quatro áreas: água, lixo, energia e mobilidade. Jogada de craque. O Gol Verde fez do evento, a Copa do Meio Ambiente. Foram 32 seleções, com cores variadas nos uniformes e bandeiras, mas todas ostentando uma mesma cor nos seus objetivos:… Ver artigo

 A Copa da Alemanha implantou o programa Gol Verde [Green Goal] que marcou posição em quatro áreas: água, lixo, energia e mobilidade. Jogada de craque. O Gol Verde fez do evento, a Copa do Meio Ambiente. Foram 32 seleções, com cores variadas nos uniformes e bandeiras, mas todas ostentando uma mesma cor nos seus objetivos: o verde de desenvolvimento sustentável.


 “Pela primeira vez na história dos grandes eventos esportivos os cuidados com o meio ambiente tiveram prioridade máxima, com objetivos claros e mensuráveis”, explicou o capitão do projeto Klaus Toepfer. E a iniciativa deixou um forte legado.
O projeto procurou  neutralizar todas as 100 mil toneladas de dióxido de carbono geradas pelo sistema de transportes, construção e manutenção dos estádios da Alemanha. E, também, pela presença dos mais de 3,2 milhões de espectadores.
Energia elétrica – Outras táticas, como a de economizar energia elétrica, foram centradas nas atividades dos estádios. Por exemplo, sistemas de gerenciamento de energia de última geração foram instalados no estádio de Munique e promoveram uma redução de 20% no consumo de energia todos os dias.
Reúso de água – O gramado do Olympiastadion e outros estádios foram irrigados por um sistema especial que captou a água da chuva.
Reutilizar – Com a questão de evitar o desperdício como prioridade, os organizadores apresentaram o “Copo da Copa” reutilizável. Os espectadores fizeram um depósito caução de um Euro pelo copo que utilizaram e só puderam adquirir um só copo em cada evento. Houve 300 voluntários, treinados para educar os espectadores sobre os objetivos do Gol Verde, em todos os estádios da competição.