Dia Mundial da Água

Caminho das Águas

21 de março de 2007

Iniciativa para ensinar próximas gerações a proteger a água doce é lançada em Brasília. Projeto chega a 800 escolas do Brasil.

Jefferson Rudy
Marina Silva, José Machado, da ANA, e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.


 


 


O material educativo está centrado em quatro bacias hidrográficas: do rio Doce (que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo), dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (em Minas Gerais e São Paulo), do Paraíba do Sul (em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro) e do São Francisco (que passa por seis estados: Bahia, Minas, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, além do Distrito Federal). 
Essas bacias destacam-se por abastecer ou passar por grandes cidades brasileiras e por estarem intimamente ligadas ao desenvolvimento econômico desses estados. Por isso, sofrem diretamente com poluição, assoreamento, erosão e desmatamento de matas ciliares.
Os kits do Caminho das Águas serão distribuídos em instituições de ensino localizadas nas regiões em que a relação com estas bacias hidrográficas é mais próxima.
Ao todo, serão oito estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.  Inicialmente, será feita a capacitação de professores das disciplinas de Ciências e Geografia de todas as escolas beneficiadas.
A partir daí, esses professores se tornam não só usuários do material didático, mas multiplicadores dentro de cada instituição de ensino e incentivadores dos kits em outras disciplinas, que podem aproveitar o assunto de forma transversal.


Mais informações:
www.frm.org.br/
www.caminhoaguas.org.br