Sustentabilidade das águas

26 de abril de 2007

As águas minerais têm valor medicinal, mas empresas superexploram visando apenas um lucro a qualquer preço.

Na esteira da divulgação do último Relatório do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – o processo do aquecimento global aparece num ritmo bem maior do que se imaginava até então, onde está previsto um aumento em até 4 graus C na temperatura do planeta, até o fim deste século. E, no auge da pauta mundial sobre a falta de água no planeta, o mesmo relatório prevê a escassez de água  em pouco tempo.
De acordo com a ONU, para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10.000 são poluídos, ficando cada vez mais difícil conseguir água para todos.
Estas discussões, visam a melhorar o gerenciamento desses recursos de maneira sustentável. Uma idéia promissora surgiu para tentar melhorar a questão da escassez, encabeçada pela Ong Aprecia: produzir água a partir da condensação de moléculas de ar.
A ONG, com sede em Lagoa Santa – MG, faz um trabalho inovador disseminando programas de enfoque sustentável, como o Programa Água Social (PAS). O programa colocaria o País na vanguarda quando se trata de soluções ambientais.
A solução para a escassez de água potável se concretiza em um sistema que consegue produzir água de ótima qualidade a partir da umidade do ar. A retirada de vapor d’água da natureza para a produção de água  diminuiria o efeito estufa e propiciaria a redução da temperatura global.
Além disso, permite uma melhor preservação de nascentes de água e assegura melhores índices de saúde a população. O interesse da ONG é que empresas adotem programas de responsabilidade social e o governo tenha políticas públicas de gerenciamento dos recursos hídricos.
A proposta é produzir água pura sem tocar na fonte natural, por meio de  uma máquina (Aquamaker) que capta a umidade do ambiente, condensando as moléculas de ar e transformando-as em água.
É uma maneira de levar água às populações de regiões semi-áridas que sofrem com a sua escassez. Esta seria a solução para um pro-blema que ameaça reduzir a expectativa de vida de mais de um bi-lhão de pessoas em todo o mundo.
Simples e prática, basta ter  vontade política e empresarial. Sabendo que cada um de nós pode fazer algo de concreto e que cada decisão tem o poder de mudar a vida de milhares de pessoas é encorajador e resgata a esperança das pessoas em transformar nosso mundo em um mundo melhor.