Bento XVI fala

24 de maio de 2007

O Papa inova ao tratar de questões ambientais


Em telegrama, Bento XVI  pediu para “incentivar a busca e promoção de estilos de vida, e modelos de produção e consumo, que respeitem a criação toda” e ao mesmo tempo respeitem “as reais exigências do progresso sustentável dos povos, levando em conta o destino universal dos bens, como foi repetidamente salientado pela Doutrina Social da Igreja”. Para o Papa, é importante que seminários se aprofundem as “problemáticas de vital importância ambiental, ética, econômica, social e política que têm repercussões sobre tudo nos setores mais fracos da sociedade”.
No Brasil
Na visita de quatro dias que fez ao Brasil, em maio, onde as atividades foram todas concentradas no estado de São Paulo, o Papa Bento XVI mandou vários recados para o mundo. Os principais pontos de fala do Papa foram:
Povo brasileiro – “O Brasil ocupa um lugar muito especial no meu coração.Conto com vocês e com suas orações! Esta acolhida tão calorosa comove o Papa! Agradeço a acolhida e a hospitalidade do povo brasileiro. As várias manifestações de apreço e saudações demonstram o quanto vós quereis bem, estimais e respeitais o sucessor do apóstolo Pedro.”
Jovens –  “O amanhã depende muito de como estais vivendo o hoje da juventude.
Eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens.”
Meio ambiente – “Nossos bosques têm mais vida, não deixeis que se apague esta chama de espe-rança que o vosso Hino Nacional põe em nossos lábios.”