Prêmio SEED 2007

O exemplo do Projeto Bagagem

18 de junho de 2007

“Projeto Bagagem”, de Lençóis-BA, é um dos cinco vencedores do Prêmio Seed 2007 de Inovação em Desenvolvimento Sustentável Local

O Prêmio Seed foi lançado em 2004 e reconhece a cada dois anos cinco parcerias que combinam inovação e empreendedorismo em projetos voltados para desenvolvimento social sustentável de seus países. As parcerias também servem como mo-delos para inspirar novos empreendedores locais, comunidades, empresas e outros parceiros a juntar forças para promover a sustentabilidade. Além do Projeto Bagagem, os outros vencedores para 2007 foram do Vietnã, Peru, Equador e Serra Leoa. 
As cinco parcerias ganhadoras representam uma ampla gama de assuntos mas têm como característica comum o fato de que cada uma traduz objetivos ambientais e de desenvolvimento aceitos globalmente – como aqueles descritos na Declaração do Milênio da ONU e na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002 – em ações comunitárias que
respondem a prioridades e necessidades regionais específicas.


Projeto Bagagem
O Projeto Bagagem, baseado em Lençóis-BA, objetiva melhorar a qua-lidade de vida de comunidades de baixa renda da região por meio do desenvolvimento do turismo comunitário. Seus pacotes de viagem singulares dão aos visitantes uma visão em primeira mão de projetos locais de desenvolvimento e de reservas ambientais, numa abordagem inovadora para o ecoturismo de base comunitária. Esses itinerários de viagem já estão se tornando uma fonte de recursos para comunidades locais, alem de serem uma experiência inspiradora para os visitantes. 
Nos próximos 12 meses, cada um dos vencedores do Prêmio Seed receberá serviços específicos de apoio desenhados para expandir e estender suas atividades, transformando-os de uma boa idéia de projeto em uma atividade social, econômica e ambientalmente sustentável. 
De acordo com Paula Dobriansky, Subsecretária de Estado para Demo-cracia e Assuntos Globais dos EUA, “parcerias como a Seed são um aspecto vital do objetivo da diplomacia transformacional de ajudar comunidades locais a ajudarem a si mesmas a melhorar sua qualidade de vida.


Os outros projetos premiados


Vietnam – Bridging the Gap, no Vietnam, usa cultivos sustentáveis de tradicionais plantas medicinais para dar valor agregado à produção, melhorando a renda das comunidades.
Serra Leoa – Tiwai Island Health and Fitness Center, na Serra Leoa, conseguiu uma parceria para unir produtores tradicionais a associações acadêmicas e institutos de pesquisa para, através de projetos sustentáveis, proteger a biodiversidade e melhor a alimentação das comunidades.
Peru – T’ikapapa, no Peru, preserva a biodiversidade, conserva as diversas variedades de batatas nativas e ajuda os pequenos produtores a conseguirem melhor renda criando um mercado especial nos centros urbanos.
Equador – Uma parceria, na região andina do Equador, está ajudando os pequenos produtores a reintroduzir cereais nativos e a colheita de tubérculos, diversificando a produção, melhorando a segurança alimentar e reduzindo a degradação do solo.