Monitoramento pela internet
20 de julho de 2007Amazonas lança sistema de gestão ambiental que moderniza o controle de recursos naturais
Eduardo Braga explica que o sistema será uma das ferramentas de controle do uso dos recursos da floresta, dentro do contexto da política de mudanças climáticas.
Primeiro foi o Zona Franca Verde, com uma série de iniciativas de defesa do meio ambiente. Depois um programa de valorização da floresta “A floresta em pé vale muito mais do que a floresta no chão”. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a criação do “Bolsa Floresta” para os ribeirinhos que preservam a floresta amazônica. Agora o governador Eduardo Braga, do Amazonas, está implantando um sistema para modernizar e agilizar os procedimentos de Gestão Ambiental do Estado. Com este objetivo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, criaram dia 13 de julho, o primeiro Sistema de Gestão Ambiental Pública do Amazonas (SIGAM).Como funciona o sistema de gestão ambiental? O próprio governador Eduardo Braga explica: o sistema será uma das ferramentas de controle do uso dos recursos da floresta, dentro do contexto da política de mudanças climáticas. E o sistema vai além: será uma ferramenta útil para os empreendedores monitorarem o andamento dos processos ambientais a que estão submetidos.
Para o secretário Virgílio Viana, a iniciativa se desenvolveu a partir da necessidade de instituir um sistema de informação ambiental eficiente para o controle dos processos e, ao mesmo tempo, garantir aos empreendedores a segurança de que os processos estão devidamente encaminhados para a Instituição responsável pela concessão das licenças ambientais.
O investimento para a instalação do sistema é 800 mil reais, em parte, proveniente do Projeto de Gestão Ambiental Integrado (PGAI), e destinado à compra de equipamentos e contratação de consultoria. Quando o sistema estiver em funcionamento o licitante pode acompanhar o processo através da internet, no site do Ipaam. O sistema fornecerá login e senha pessoal para o acesso direto ao andamento do processo.
A previsão é de que no primeiro semestre de 2008 o sistema está em pleno funcionamento e à disposição dos usuários. Nesse período o sistema estará sendo desenvolvido no Ipaam para que os técnicos da instituição se familiarizem com a linguagem técnica.