Áreas degradadas

Financiamento ambiental para grandes erosões

22 de agosto de 2007

Pelo projeto “Tecendo a Rede Voçorocas”, o FNMA investirá até 2008 cerca de R$ 350 mil na mobilização e capacitação.

Com implantação de áreas demonstrativas de recuperação ambiental e a difusão em rede de tecnologias adequadas, o projeto redefine na região as relações de uso do solo, da água e o papel da sociedade. A consolidação da rede prioriza o intercâmbio e a atuação conjunta entre 27 municípios. Serão beneficiadas diretamente cerca de 8 mil pessoas e outras 54 mil de forma indireta.
“O projeto surgiu de uma demanda comunitária voltada à reversão dos problemas ambientais e à inclusão dessas comunidades no âmbito da informação especializada” disse o coordenador do projeto, Vinícius Martins Ferreira.
O projeto apresentado pela prefeitura de Nazareno (MG) foi considerado de grande relevância porque propõe uma abordagem metodológica simples e eficiente para controle e reversão das voçorocas. Além disso, o projeto apóia processos de gestão participativa. Nos últimos anos, a prefeitura de Nazareno recebeu vários prêmios pela iniciativa frente ao problema.
“O diferencial do Tecendo a Rede Voçorocas é a sua inserção social, que se deve ao trabalho histórico desenvolvido na região. Nesse sentido, o projeto tem importante papel de resgate do saber popular, promoção e difusão do conhecimento técnico-científico”, avalia Simone Gallego, coordenadora do Núcleo Sociedades Sustentáveis, do FNMA. Segundo, ela, a rede deverá gerar um “efeito dominó” na região ao transformar o problema das voçorocas em fator de aglutinação socioambiental.