Desmtamento da floresta Amazônica

Cai taxa de desmatamento da Amazônia

22 de agosto de 2007

Ainda assim, 14 mil km² (metade de Alagoas) foram desmatados em um ano


Foto: Jefferson Rudy


Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; as ministras Marina Silva e Dilma Rousseff durante o anúncio da queda dos índices de desmatamento.


 


 


O presidente do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais, Gilberto Câmara, avaliou que consolidou-se, este ano, a tendência de redução sustentada do desmatamento da Amazônia. No seu entender, isto representa uma demonstração de que as políticas públicas e as providências governamentais adotadas a partir de 2003 estão produzindo efeitos.
Câmara anunciou para o próximo mês de setembro o lançamento de um novo satélite brasileiro de monitoramento, e informou que está em fase de implantação o terceiro sistema de acompanhamento do desflorestamento na região amazônica, o Detex, que mapeará também a extração seletiva de madeira.
De acordo com o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, três Estados concentraram 80% do desmatamento: Pará, Mato Grosso e Rondônia.
Também cresceu a área desflorestada no Amazonas, ainda em que em volume pequeno em relação ao período anterior. Entre 2003 e 2004, os Estados do Mato Grosso e de Rondônia também foram os campeões do desmatamento.