Escoteiros pelo Cerrado
23 de outubro de 2007Escoteiros do Distrito Federal buscam parceiros na luta conta as queimadas
Desde sua fundação, em 1907, o Escotismo desenvolve grande parte de suas atividades em contato direto com a natureza, o que faz da preservação do meio ambiente um dos princípios básicos do Movimento Escoteiro Mundial. Assim como as demais iniciativas realizadas no âmbito do Escotismo, as atividades desenvolvidas na área da proteção ambiental são orientadas para a realidade de cada país, de cada região e de cada comunidade.
Aqui no Distrito Federal o Movimento Escoteiro é representado exclusivamente pela União dos Escoteiros do Brasil – Região Escoteira do Distrito Federal, que congrega hoje cerca de 2.200 jovens, preparados e dispostos a colaborar ativamente em ações públicas ou privadas de interesse comunitário. Um dos grandes desafios – tanto para o governo como para a sociedade civil organizada – é, sem dúvida, a questão das queimadas nesta época do ano, em que a baixa umidade se alia à carência de conscientização da população para produzir ferimentos irreversíveis no coração do Cerrado.
Muitas campanhas já têm sido realizadas para informar e ensinar como prevenir a ocorrência de incêndios no campo, mas parece evidente que essas ações não têm produzido o efeito desejado, pois todos os anos convivemos com desastres de proporções cada vez maiores. Assim é que, para comemorar o centenário do Escotismo, a Região Escoteira do DF decidiu engajar-se no enfrentamento desse desafio e oferecer sua capacidade de mobilização junto às comunidades com o objetivo de potencializar o trabalho de prevenção das queimadas.
Para tanto, estamos abertos à formação de parcerias com entidades públicas e privadas, organizações não governamentais, instituições de ensino, empresariado e quaisquer outros segmentos interessados em cerrar fileiras pela causa do meio ambiente no DF, porque acreditamos que é preciso “Unir para transformar”.
Juntando nossos esforços, poderemos contribuir efetivamente para reduzir a ameaça do fogo à biodiversidade do Cerrado e à vida de seus habitantes.
(*) Carmen Barreira é especialista em Educação e Diretora-Presidente da
Região Escoteira do DF.
Mais informações: União dos Escoteiros do Brasil – Região Escoteira/DFSCES Trecho 3/3 – Fones: (61) 3224 3415 / 3224 3453 – www.ueb-df.org.br