Direito público da água

Água a favor da Paz

23 de novembro de 2007

CNBB e outras instituições religiosas fazem declaração ecumênica da água

O ambientalista Franklin Frederick, o Abade Bernard Sorem, da Conferência dos Bispos da Bélgica, o monsenhor. André Léonard,
 Dom Dimas Lara Barbosa e reverendo Carlos Moeller.


 


A viagem do presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs,  Carlos Moeller, e do Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa , não se limitou à assinatura da declaração Ecumênica na Bélgica. Junto com o ambientalista Franklin Frederick, os representantes da CNBB e do CONIC estiveram com instituições ligadas às Igrejas Européias, em Bruxelas, e Genebra, na Suíça, para discutir o tema recursos hídricos. 
Em Bruxelas, houve encontros com a Comissão das Conferências Episcopais para a Comunidade Européia,  com a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e a Solidariedade, com a Conferência das Igrejas Européias e com a Associação das Organizações Humanitárias e de Desenvolvimento relacionadas ao Conselho Mundial de Igrejas.
Os religiosos dos vários segmentos e das várias nações manifestaram a preocupação com a questão da água e com suas implicações na produção de grãos e biocombustíveis que avançam sobre a Amazônia.
Para o secretário-geral da CNBB, o posicionamento das várias instituições na defesa da água, como direito humano e bem público, antecipa um discussão que, futuramente, vai virar motivo de disputa e de guerra. “Mercantilizada, certamente a água será mais uma fonte de conflitos”, diz dom Dimas Lara Barbosa para acrescentar: “Como bem público e direito humano, a água pode ser o principal elemento a favor da paz e da justiça social e ambiental” .