1 Um militante de alto nível

18 de dezembro de 2007

Como o ex-vice-presidente dos EUA ganhou o Nobel da Paz de 2007

 

 

O interesse de Al Gore pela ecologia vem desde 1990, quando de sua reeleição como senador democrata pelo Tenessee, antes de ser vice-presidente dos Estados Unidos, de 1993 a 2001, durante os dois mandatos de Bill Clinton.
Porém sua militância no meio ambiental consolidou-se quando “Uma Verdade Inconveniente” recebeu o Oscar da Academia de Hollywood como o melhor documentário de 2007.
O filme invoca os estudos científicos que advertem que o aquecimento global gerado pelas emissões de gases poluentes causará uma mudança climática que acabará com a vida atual tal como a conhecemos,  a menos que essa contaminação seja detida.
Além do prêmio de Hollywood e do Nobel da Paz, o militante Al Gore, de 59 anos, recebeu na Espanha, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional, pela sua decisiva contribuição para o progresso na solução dos graves problemas da mudança climática.
Sua projeção internacional como  militante ambientalista foi ajudada também pelos megaconcertos Live Earth, realizados em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, com a participação de artistas de renome internacional.
O valor do Nobel, de US$ 750 mil, Al Gore doou integralmente à Aliança para a Proteção Climática, uma organização independente sem fins lucrativos dedicada a mudar a opinião pública dos Estados Unidos e do mundo sobre a urgência para resolver a crise climática.