A piraíba – maior espécies dos rios
25 de dezembro de 2007– A piraíba (Brachyplathystoma filamentosum) é a maior espécie de água doce encontrada nos rios brasileiros. Está presente nas bacias amazônica e do Araguaia-Tocantins. É um bagre gigante, de coloração cinza escura, que há menos de cinco décadas chegava a três metros, pesando 300 quilos. Hoje, a maioria dos exemplares capturados pesa abaixo de 10… Ver artigo
–
A piraíba (Brachyplathystoma filamentosum) é a maior espécie de água doce encontrada nos rios brasileiros. Está presente nas bacias amazônica e do Araguaia-Tocantins. É um bagre gigante, de coloração cinza escura, que há menos de cinco décadas chegava a três metros, pesando 300 quilos. Hoje, a maioria dos exemplares capturados pesa abaixo de 10 quilos.
Com as barragens, esses peixes de piracema, ou seja, que só se reproduzem em águas correntes e bem oxigenadas, terão problema de reprodução. Suas viagens em época de piracema serão bloqueadas com as novas obras de infraestrutura. Daí, a longo prazo, vem o perigo de extinção, já que as represas e reservatórios impedem sua mobilidade natural. A dourada e a piramutaba também são bagres da ictiofauna nacional, conhecidos por realizarem, como a piraíba, longas migrações para procriar. A sobrevivência desses peixes também depende de habitarem em fundos de poços ou remansos, saídas de corredeiras e confluência de grandes rios.