Expedições & Informações em DVD

As belezas amazônicas em DVD

28 de fevereiro de 2008

Redescobrindo as belezas naturais do Brasil

Folha do Meio: Quais os assuntos abordados nos novos documentários dessa coletânea de DVDs?
Paula Saldanha: Nós resolvemos mostrar o que está acontecendo na Amazônia, sob a visão dos cientistas. No documentário “Arco do Desflorestamento”, passamos para o público dados impressionantes: 80% das derrubadas e queimadas da região se destinam à produção de carne e soja para exportação. O Brasil está entre o  quarto e quinto lugar entre os países que mais emitem carbono. Principalmente por causa de queimadas. Mas, também, nunca se pesquisou tanto sobre a região. Instituições científicas como INPA, Embrapa, Museu Goeldi, INPE, COPPE, entre outras tantas, estão trabalhando juntas no grande programa de pesquisas ‘Piatam’, que está traçando novos rumos para a Amazônia. São vários os assuntos e sempre fascinantes.
FMA: Quais foram as maiores dificuldades nessa longa trajetória?
Roberto Werneck: As maiores dificuldades foram com patrocínio. Até meados da década de 90 era difícil conseguir patrocínio para programas sobre ecologia. Em 1977 e 78, quando produzimos nossos primeiros documentários, as questões ambientais eram consideradas subversivas. Mas isso é coisa do passado. Hoje temos várias empresas viabilizando a nossa documentação de Brasil. As questões ambientais estão na ordem do dia e regem as relações internacionais.
FMA: O que esses 30 anos de documentação trouxeram de mais importante?
Paula: Experiências de vida! Acreditamos que é um privilégio documentar as novas e fascinantes realidades de nosso País, em momentos de tantas transformações.


Índio Kamayurá durante as celebrações do Kuarup


 


 


 


 


Três índias Yanomami deuma tribo localizada perto do rio Demini, afluente do rio Tototobi


 


 


Em detalhe, uma índia Yanomami com adereços e colar. A pintura do rosto e sinais no corpo é um preparativo para festas.


 


 


 


   Isso nos faz crescer como ser humano e a bagagem de informações que reunimos se torna imensa. O Brasil é um país impressionante em sua diversidade e riqueza étnica, cultural e natural. Tudo isto precisa ser registrado e mostrado aos brasileiros e estrangeiros.


FMA: O que já existe de concreto no trabalho de resgate e digitalização do acervo?
Pedro: Desde 1977 os filmes, fotos e vídeos são mantidos com controle de umidade. Em 2001, construímos um terceiro andar na RW, exclusivo para este vasto Acervo.
Além da simples identificação, iniciamos a decupagem de todo o conteúdo, a transcrição das falas dos entrevistados e criamos formas de busca, centralizadas em um banco de dados.
A terceira e última fase, iniciada em 2003, é a da digitalização: captura de todas as fitas de vídeo, fotos e filmes para arquivos digitais. Um processo demorado e muito caro. Para isso, estamos buscando financiamento, inclusive para a recuperação e restauração das películas em 16mm. A contrapartida será a preservação e disseminação do conhecimento reunido em três décadas.
 
FMA: E o programa Expedições, o que muda nesta nova fase?
Pedro: Estamos na expectativa da nova fase da televisão, que é a TV digital, e da Rede de TV Pública brasileira. Já produzimos imagens em alta definição, deste o início de 2006.
Junto com a melhoria da qualidade da imagem, estamos fazendo uma mudança na forma de gravação e edição de conteúdos. Tudo isso vai se refletir numa nova versão do Expedições, em seu formato visual. Compramos duas novas câmeras para exibição de imagens em HDTV e duas ilhas de edição Apple. Estamos prontos para a TV digital, mas ainda temos muito a percorrer.


FMA: São quantas caixas de DVDs? Quais os próximos temas?
Roberto: O programa já tem 230 documentários exibidos e é exatamente este material, produzido em todos os cantos do Brasil, que ‘alimenta’ a coletânea de DVDs. Nosso objetivo é abordar, além da Amazônia, os grandes biomas brasileiros – pantanal, caatinga, cerrado, litoral – e aspectos antropológicos e culturais das diversas populações.


FMA: Quais os projetos futuros de vocês?
Paula: Estamos criando um novo programa de conteúdos para TV, que terá como base nosso imenso acervo digitalizado. Tudo isso será transformado em DVDs e outras mídias. Nossa preocupação é registrar e divulgar o Brasil, sempre.


Índias Kamayurás enfeitadas com adereços para solenidade na tribo


 


 


 


A vitória-régia reina nos lagos amazônicos


 


 


 


 






Os DVDs

O segundo volume traz mais três DVDs com seis
documentários sobre a Amazônia e um livreto
informativo.
DVD 4: Reserva Mamirauá e Arco do Desflorestamento;
DVD 5: Índios Yanomamis e Índios Kamayurás;
DVD 6: Pesquisas na Amazônia, Piatam e Energia para a Amazônia, Urucu.


www.expedições.tv