Minerais

28 de fevereiro de 2008

O que são e para que servem

O que são esses micronutrientes?
Os minerais são compostos de origem inorgânica, com uma composição química definida e estrutura interna de átomos na forma de arranjo geométrico, que o organismo não é capaz de sintetizar. Eles devem ser fornecidos ao homem pela alimentação e estão presentes naturalmente em pequenas e diferentes quantidades nos alimentos. São essenciais para a manutenção do metabolismo normal e desempenham funções fisiológicas e reguladoras, em diversas reações químicas, e também funções estruturais importantes e específicas, como a formação de tecidos.
Alguns minerais, como o sódio, potássio, cálcio, fósforo, cloro, enxofre e magnésio são denominados macrominerais, por serem necessários ao organismo em quantidades consideradas grandes (100 mg/dia ou mais, para adultos). Outros, como o ferro, zinco, cobre, manganês, molibdênio, selênio, iodo e flúor, são necessários em quantidades muito menores: menos de 15 mg/dia para adultos, ou até algumas microgramas por dia. Por isso, são chamados microminerais.
Cabe ressaltar que a ingestão inadequada desses micronutrientes pode potencialmente levar a estados de carência nutricional, sendo conhecidas diversas manifestações patológicas por ela produzidas. E o consumo de grandes quantidades, como as “megadoses”, muitas vezes feitas por suplementação, sem o devido controle, pode acarretar em efeitos tóxicos. Confira, na tabela, as funções de alguns minerais e suas principais fontes alimentares.


 



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


SPAÇO DO LEITOR


A alcachofra ajuda a emagrecer?
Carolina – Belo Horizonte – MG


Carolina, não existe nenhuma comprovação quanto à eficiência da alcachofra como emagrecedora. Ela é uma hortaliça rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais, como ferro, cálcio e fósforo. Além disso, é pouco calórica.  Por isso, se a meta é emagrecer, você pode consumir sem medo, mas evite comê-la com molhos gordurosos.