Campanha que cresce
23 de maio de 2008A “Campanha” aumentou o número de árvores plantadas para 2 bilhões em apenas 18 meses, dobrando assim seu objetivo original. Liderada, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Centro Mundial de Agroflorestas (ICRAF, sigla em inglês), a campanha foi materializada em 2006 como uma resposta à ameaça do aquecimento global, assim… Ver artigo
A “Campanha” aumentou o número de árvores plantadas para 2 bilhões em apenas 18 meses, dobrando assim seu objetivo original. Liderada, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Centro Mundial de Agroflorestas (ICRAF, sigla em inglês), a campanha foi materializada em 2006 como uma resposta à ameaça do aquecimento global, assim como um desafio mais abrangente no quesito sustentabilidade, abarcando desde reservas de água até perda de biodiversidade.
Para marcar a iniciativa, que conta com o apoio do Prêmio Nobel da Paz, do Movimento Cinturão Verde do Quênia, fundado pelo professor Wangari Maathai e Sua Alteza o Príncipe Alberto II de Mônaco, todas as marcas numéricas programadas foram quebradas, o que acelerou o processo de plantação de árvores em cerca de 155 países.
Achim Steiner, Sub-Secretário das Nações Unidas e Diretor Executivo do Pnuma, disse que “Quando a Campanha de 1 Bilhão de Árvores foi lançada na Reunião da Conferência sobre o Clima em Nairobi, em 2006, ninguém poderia imaginar que ela poderia florescer tanto e tão rapidamente. Mas ela deu expressão às frustações e também às esperanças de milhões e pessoas pelo mundo afora.”
“Superando cada objetivo que foi posto pela campanha, nós agora estamos convidando indivíduos, comunidades, comércio e indústria, sociedade civil, organizações e governos a se envolverem nesta iniciativa em um novo e ainda mais alto nível, por meio da fundamental Conferência sobre Mudanças Climáticas em Copenhaguem, a acontecer no fim de 2009”, disse Steiner.
Chefes de Estado, incluindo os presidentes da Indonésia, das Malvinas, México, Turquia e Turcomenistão, assim como empresários, cidades, grupos ligados a comunidades, jovens e religião, também participaram da campanha de forma entusiástica. Os indivíduos são contabilizados como mais da metade de todos os participantes.
Em um só dia em Uttar Pradesh, na India, 10.5 milhões de árvores foram plantadas.
35 milhões de jovens na Turquia se mobilizaram para plantar árvores.
500.000 crianças em idade escolar na Africa subsaariana e Reino Unido se engajaram no projeto.
Plantar árvores ainda é considerada uma das atividades de maior custo-benefício relacionada à mudança climática. Árvores e florestas têm um papel fundamental na regulação do clima já que absorvem dióxido de carbono – contendo 50% de carbono a mais que a atmosfera, estimadamente. O desmatamento, por sua vez, é responsável por mais de 20% da geração de dióxido de carbono, competindo com as emissões por outros meios. As árvores também desempenham um papel crucial na oferta de produtos e serviços para população rural e urbana, incluindo comida, madeira, fibras, remédio e energia bem como fertilidade para o solo, água e conservação da biodiversidade.
A Campanha de 1 Bilhão de Árvores também ressaltou a dimensão espiritual e cultural das árvores entre grupos tão diversos como o Comitê Olímpico Internacional, o Movimento Mundial de Escoteiros, Iniciativa SOS Sahel ou ainda “Geiko and Maiko for Forests” – Geishas japonesas da cidade natal do Protocolo de Kioto – que participaram ativamente da iniciativa.
“Quando plantamos árvores, plantamos sementes de paz e esperança”.
Professora Wangari Maathai, Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2004.
De 1 bilhão de árvores para 7 bilhões de árvores
Árvores e Humanidade
“O simbolismo e o significado substancial de plantar árvores têm poder universal em todas as culturas e todas as sociedades da Terra. É uma forma de homens, mulheres e crianças participarem na criação de soluções para a crise do meio ambiente.”
Al Gore,
Earth in the Balance
“Creio firmemente no valor simbólico da Campanha do plantio de 1 Bilhão de Árvores e espero sinceramente que isso venha ao encontro com nossa expectativas, não só no que diz respeito ao bem-estar gerado com replantação das árvores, mas também no benefício das gerações futuras.”
Sua Alteza Real Alberto II, Príncipe Soberano de Mônaco.
MAIS INFORMAÇÕES
Campanha Bilhão
de Árvores – www.unep.org/billiontreecampaign
http://www.worldagroforestry.org/billiontreecampaign/