Falando muito sério…

23 de maio de 2008

Valor da floresta“A floresta desmatada tem valor econômico. Quem desmata vai ganhar dinheiro com a madeira, soja e gado. Se ele ganhar dinheiro não desmatando, ele não vai desmatar. Então, o desmatamento é uma questão financeira”. Frank Guggenheim é um médico suíço, nascido em Nova York. Frank, 58 anos, está há 21 anos no Brasil…. Ver artigo

Valor da floresta
“A floresta desmatada tem valor econômico. Quem desmata vai ganhar dinheiro com a madeira, soja e gado. Se ele ganhar dinheiro não desmatando, ele não vai desmatar. Então, o desmatamento é uma questão financeira”.


Frank Guggenheim é um médico suíço, nascido em Nova York. Frank, 58 anos, está há 21 anos no Brasil. É formado também em matemática e física. Há seis anos, Frank dirige o Greenpeace Brasil. Ele deixa o cargo de diretor-executivo no final de maio da mais atuante entidade ambientalista do mundo, mas promete que vai continuar no Brasil. E na Amazônia, atuando como médico. E como Frank Guggenheim vê o Brasil e a Amazônia? Dá para saber, por frases que ele disse por aí.


Marketing enganoso
 “O marketing ambiental chega ao absurdo de ter posto de gasolina dizendo que vai plantar árvores. Empresas sabem que meio ambiente é uma preocupação da sociedade. Isso funciona para vender gasolina, mas não para melhorar o clima. É uma propaganda enganosa”.


Custo para desmatamento zero
“Acabar com o desmatamento da Amazônia custa R$ 1 bilhão por ano, conforme estudos feitos. Não é tanto dinheiro se comparar com outros programas como o Fome Zero. Mas precisa colocar metas anuais.


Ações espetaculares
“O Greenpeace não é violento. Faz ações espetaculares, mas não quebra coisas, não destrói. Se olhar as atividades do Greenpeace, nunca vai ver quebra-quebra com a polícia“.


Saúde&Alegria
“Voltar a clinicar numa região com falta enorme de médicos vai ser extremamente gratificante. Em junho vou trabalhar no barco Saúde&Alegria, em Santarém. Depois vou decidir para onde ir”.


Governo Lula
“Meio ambiente não é prioridade para o governo Lula. Mas, temos que reconhecer que foi no seu governo que foi decretada a maior parte das áreas protegidas”.


Moratória para floresta
“Hoje, 75% das emissões do Brasil são provenientes do desmatamento.
Uma das propostas na mesa, inclusive do Greenpeace, é de diminuir o desmatamento líquido a zero até 2015″.