Comportamento

Pecados de ontem e de hoje

20 de junho de 2008

A poluição ambiental está entre os 7 pecados capitais modernos

A manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental estão entre os novos pecados capitais pelos quais os cristãos devem pedir perdão, segundo a nova lista apresentada pela Santa Sé. O Vaticano atualizou a lista de pecados capitais para adaptá-la à "realidade da globalização". Os novos pecados capitais – merecedores de condenação segundo a Igreja Católica – serão agregados aos anteriores: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.
O monsenhor Gianfranco Girotti, responsável pelo tribunal da Cúria Romana que trata das questões internas do Vaticano, voltou a afirmar que, ao contrário dos anteriores, os novos pecados vão além dos direitos individuais e têm uma dimensão social. "Há várias áreas relacionadas aos direitos individuais e sociais dentro das quais se pode incorrer em atitudes pecaminosas. Na avaliação do prelado, a injustiça social e os crimes ambientais também estão na lista das novas ofensas pelas quais os fiéis devem pedir perdão e fazer penitência".
"A desigualdade social, onde os ricos se tornam cada vez mais ricos e os pobres, cada vez mais pobres, alimentam uma insuportável injustiça social. Depois tem a área da ecologia, que hoje desperta grande interesse", apontou o responsável pelo tribunal vaticano.
Os sete pecados eram: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça. O Vaticano decidiu criar outros sete pecados, que estariam se tornando comuns no que a Igreja chama de uma era de "globalização desenfreada".
Os pecados capitais "modernos" são: poluição ambiental, manipulação genética, acumulação de riqueza excessiva, geração de pobreza, consumo e tráfico de drogas, experimentos moralmente discutíveis e violação de direitos fundamentais da natureza humana.