Energia eólica

PELO BRASIL

26 de agosto de 2008

Bons ventos dos Sul

                                    
A Fazenda Cerros Verdes deverá sediar o projeto eólico do grupo espanhol Fortuny. O executivo da empresa Fernando Tamayo Madurga visitou a área escolhida e disse que o investimento será em torno de R$500 milhões.
No currículo da empresa está a exploração de 16% de toda a energia eólica da Espanha, uma experiência de longa data, segundo executivo. O melhor, no entanto é que os dois projetos não estarão concorrendo entre si, mas somando-se, podendo a fronteira tornar-se uma das maiores fontes geradoras de Energia Eólica da América Latina.
Integrantes da Eletrosul estiveram em Livramento para tratar da instalação do outro Parque Eólico da fronteira: chama-se Coxilha Negra, na localidade de Cerro Chato, interior do município.
A visita foi para obtenção da Carta de Anuência da prefeitura, visando atender a uma das exigências da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), para participação da Eletrosul Centrais Elétricas, no leilão de fontes alternativas de energia.Os itens necessários foram complementados pelo executivo municipal visando a habilitação do projeto em nível do estado gaúcho.
A região já vêm sendo monitorada há dois anos pela empresa, que possui uma Estação de Medição abastecida por luz solar, até o momento consolidada como a melhor entre os estados do Rio Grande, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.


A fronteira gaúcha pode tornar-se uma das maiores fontes geradoras
de Energia Eólica da América Latina.