Falta consciência ambiental

26 de agosto de 2008

Segundo os bombeiros, em 2007 foram 213 e neste ano foram 257 atendimentos

Segundo o sargento, responsável pelo efetivo operacional de Sant?Ana do Livramento, o calor excessivo dos últimos meses aliado ao descuido dos proprietários de florestas, que não realizaram a devida limpeza nos detritos acaba se somando às queimadas.
Na área urbana as ocorrências se registram nas periferias, devido à falta de consciência quanto ao bom acondicionamento do lixo, terrenos baldios cujos proprietários não fazem a devida conservação do local.
Os bombeiros têm realizado uma série da palestras junto às escolas e também para os moradores das áreas mais afastadas do perímetro urbano,  esclarecendo sobre os cuidados básicos com o manuseio do lixo.
Os assentamentos também foram alvo de palestras , assim como os pequenos proprietários da região. Em setembro um novo ciclo de palestras começará a ser intensificado, preparando os moradores da área rural para os meses de verão, quando a estiagem agrava o problema das queimadas.
Multiplicadores –  Um outro trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros local é de educação ambiental nas escolas municipais. São feitas palestras sobre cuidados básicos para prevenção de incêndios são dirigidas aos alunos das segundas e terceiras séries, com idades entre 7 e 10 anos.
Estes jovens serão os futuros multiplicadores desses ensinamentos. Também as residências da periferia da cidade recebem a visita dos bombeiros que dão instruções sobre a correta instalação do gás de cozinha, acondicionamento do lixo, queima.
Quando se apresentam problemas como mangueiras vencidas, os bombeiros fazem a troca doando o material para as famílias mais carentes. Das 187 casas visitadas, 159 apresentaram problemas.
Só em 2007 foram trocadas 200 mangueiras de gás, 400 abraçadeiras e 50 válvulas de registros.  O major acredita que esses programas devem amenizar o problema das agressões ambientais e ao mesmo tempo fomentar um nível maior de consciência.