Cidades sustentáveis

As boas práticas urbanas

22 de outubro de 2008

Curitiba se firma como exemplo de cidade ambientalmente sustentável

Ao mesmo tempo, foi iniciado um programa de visita a mil endereços da capital paranaense que têm bosques, nascentes e córregos, para que os donos dessas áreas recebam orientações sobre conservação. A iniciativa tem três linhas de ação. Durante seis meses, será feita avaliação do potencial de seqüestro de carbono das florestas da cidade.
 Outro trabalho vai intensificar a verificação de existência de espécies exóticas invasoras. Em um ano, a Prefeitura vai investir R$ 280 mil no programa, batizado de Biocidade Conbio. A SPVS entra com R$ 130 mil.


Lixo gera renda
Programas importantes de sustentabilidade, como o Lixo que não é Lixo, o “Câmbio Verde” e a Compra do Lixo são possíveis graças à mobilização da sociedade em parceira com a Prefeitura.
O lixo orgânico é separado do lixo seco nas residências, coletado de forma diferenciada pela Prefeitura e reciclado por cooperativas cadastradas, gerando emprego e renda.
O Programa Lixo que não é Lixo, além de ampliar a vida útil do aterro sanitário, economizar energia, matérias-primas e gerar empregos, representa melhoria da qualidade de vida ao mesmo tempo em que combate a degradação da natureza.
A Prefeitura de Curitiba tem ainda o Programa Compra do Lixo. Caçambas são colocadas em comunidade carentes, em áreas de difícil acesso para os caminhões coletores e, nelas, os moradores depositam seu lixo em sacos plásticos. Em troca, recebem uma cesta de alimentos com cinco itens.
A iniciativa atende, principalmente, comunidades carentes e favorece a limpeza do ambiente urbano, o aumento da vida útil do aterro sanitário, a melhoria da qualidade alimentar, o escoamento da produção de pequenos produtores rurais e a execução de práticas ambientalmente corretas pela população.


Educação ambiental
Curitiba investe em educação ambiental como forma de aproximar as ações do poder público das iniciativas da sociedade. Assim, juntos, os dois segmentos colaboram para a construção de um ambiente equilibrado.


Resgate da história
As questões ambientais são tratadas com foco no resgate da história da cidade e para manter a identidade dos moradores com o meio em que vivem.
Cartilhas, folhetos, cartazes e vídeos sobre o meio ambiente da região ajudam a sustentar as ações educativas divulgando conceitos e práticas ambientais adequadas.  Além desses instrumentos educativos, uma unidade móvel de educação ambiental- um ônibus equipado com vídeo, aparelho de som, exposição fotográfica e a maquete da cidade, circula em escolas, parques, praças e eventos da Prefeitura levando informação aos bairros. 
Os professores da rede de ensino são capacitados em temas relacionados ao meio ambiente e orientam os alunos durante caminhadas em trilhas, parques e bosques, levando o conhecimento para fora da sala de aula.