Alerta do Livro Vermelho

22 de novembro de 2008

Carlos Minc quer livro sobre espécies da fauna ameaçadas de extinção nas escolas

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa do lançamento do Livro Vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção


 O livro, com 1.500 páginas, mostra onde se encontram, como vivem e como são popularmente conhecido animais, peixes, aves e insetos em perigo de extinção. A obra vai chegar primeiro às unidades de conservação nacionais sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O ministro ressaltou a importância da publicação, lembrando que sua edição é a continuidade de um trabalho do MMA, que em parceria com a Fundação Biodiversitas, a Conservação Internacional Brasil e a Universidade Federal de Minas Gerais, elaborou uma pesquisa sistemática da maior importância para a identificação das espécies ameaçadas.
Cada cidadão, em cada município, terá condições de conhecer a biodiversidade à sua volta e se engajar na luta para salvar a fauna em risco, espera o ministro. “Você só acastelar aquilo que você ama e só ama aquilo que você conhece”, analisou. Para Minc, o Livro Vermelho é “um chamamento à sociedade. É um grito. Um basta à degradação ambiental”. O ministro avalia ser “intolerável” que em nome do progresso se esteja levando um número tão significativo de espécies à extinção. “Esta lista é um tapa na cara pelo modo irresponsável de produzir”, alertou.
A pesquisa que resultou no livro acabou por introduzir espécies novas na lista de risco e também retirar dele algumas que deixaram a situação de risco. As principais causas apontadas para o aumento de 217 para 627 espécies em extinção são o desmatamento, o tráfico de animais silvestres e a degradação ambiental. Novos dados foram introduzidos pelos pesquisadores, principalmente sobre os peixes e insetos, contribuindo para ampliar a lista.