2009 AMBIENTAL

15 de dezembro de 2008

Os EUA voltam a se juntar à comunidade mundial para lidar com o desafio do aquecimento global


2009 AMBIENTAL


A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) reunirá o que foi negociado na COP 14, recentemente realizada em Poznan, na Polônia, e será marcada pela presença dos Estados Unidos do presidente Barack Obama, que promete liderar os esforços para reintegrar os americanos na liderança dos esforços mundiais para o combate ao aquecimento global. O Brasil também avançará em Copenhague, apresentando uma meta quantificada de redução do montante de toneladas de dióxido de carbono, uma proposta de diminuição do desmatamento da Amazônia,  e um programa de geração de energias renováveis.


Negociações
No decorrer de 2009 se processarão as negociações envolvendo os países industrializados e as nações em desenvolvimento em torno das metas quantitativas que substituirão as aprovadas no Protocolo de Kioto. Embora estejam dispostos a dar um passo adiante, concordando com a definição de metas de redução de emissões, os Estados Unidos continuarão exigindo uma contrapartida dos países em desenvolvimento, especialmente a China, que já superou os americanos nas emissões de poluentes. Além da China, os americanos também insistirão na contribuição do Brasil e da Índia.  Um obstáculo inesperado para um acordo mais amplo é a crise financeira que se abateu sobre o mundo, levando muitos países, inclusive os industrializados, a repensarem seus gastos envolvendo diminuição de riscos ambientais.
Estimativas do Secretariado das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, elaboradas em 2007, indicaram que o custo de cortar 25% das emissões de gases estufa até 2030 seria de US$ 200 bilhões anuais. Revisto recentemente, após a eclosão da crise, o documento estimou um custo 170% maior.


 


2009 AMBIENTAL


Calendário de encontros, fóruns de discussão, seminários, cursos e conferências para 2009


Janeiro e fevereiro – A realização, em Belém do Pará, do Fórum Social Mundial, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, permitiu a inclusão da Amazônia Sustentável entre os temas centrais do evento. O assunto deverá ser abordado em acampamentos, oficinas, seminários, conferências, testemunhos, marchas, atividades culturais e artísticas, além de outros tipos de manifestação. O território onde serão desenvolvidas as atividades durante o Fórum Social Mundial é composto pela Universidade Federal do Pará e pela Universidade Federal Rural da Amazônia, em uma área verde margeada pelo rio Guamá e pela floresta.


Abril – De 3 a 8 de abril acontecerá em Brasília a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que reunirá 670 delegados de 11 a 14 anos de idade, vindos de todos os Estados da Federação, para discutir as alternativas destinadas a promover mudanças ambientais globais. A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação.


MAIO – De 10 a 14 de maio haverá em Montreal, no Canadá, o 5º Congresso Mundial sobre Educação Ambiental, cujo tema é “A Terra: a Nossa Casa Comum.” Dele deverão participar professores, pesquisadores, universitários, líderes de comunidade, consultores, jornalistas, artistas e outros interessados em educação ambiental. Também em maio, de 28 a 30, haverá em Poços de Caldas, Minas Gerais, o 6º Congresso Nacional de Meio Ambiente. Durante o evento, serão discutidos temas como Educação Ambiental, Águas e Recursos Hídricos, Biodiversidade, Biodiesel e Laticínios, Economia Ecológica, Certificação Ambiental, Aquecimento Global e Mudanças Climáticas.


JUNHO – Em junho, em São Paulo, sob os auspícios da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base – Abdib – será realizada a Ambiental Expo 2009, primeira versão latino-americana da Pollutec, um dos mais importantes eventos de meio ambiente do mundo.


Julho – O evento, que será realizado de 30 de junho a 2 de julho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, terá como tema central “Saneamento e Meio Ambiente” e abrangerá seis áreas: Ar, Saneamento, Solo, Ruído, Resíduo e Ambiente.Simultaneamente à feira, será realizado o 1º Congresso Latino-Americano de Soluções para o Saneamento e Meio Ambiente, com temas focados no aspecto macroeconômico do meio ambiente e sua relação com as esferas governamentais, além de temas verticalizados para cada segmento da feira, com a apresentação de cases e tendências.


SETEMBRO – De 22 a 25 de setembro no Minascentro, em Belo Horizonte, será realizada a oitava edição da Ecolatina, considerado o maior e mais importante evento em responsabilidade sócio-ambiental do Brasil e da América Latina, sendo apoiada por várias instituições nacionais internacionais. A reunião integrará fóruns de discussão, seminários, cursos, exposições e intervenções culturais em um contexto voltado para a formação de uma sociedade sustentável.


 


2009 AMBIENTAL


Diesel e água


Diesel S50: menos enxôfre
no combustível


A partir de janeiro de 2009, torna-se obrigatória a utilização do diesel S50 (menos enxofre no combustível) nas frotas cativas de ônibus urbanos dos municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro. Até 2011, a obrigação passa a valer para as cidades de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e para as regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, São José dos Campos e  Rio de Janeiro. A partir de janeiro de 2014, será totalmente substituída a oferta de diesel com 1800 ppm de enxofre, com um diesel com 500 ppm.
A obrigatoriedade é resultante do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em outubro passado entre o governo federal, os representantes da Petrobras, da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis (Fecombustíveis), da ANP, do governo do Estado de São Paulo, da Anfavea e das montadoras, sob o patrocínio do Ministério Público Federal.
A redução deveria ter sido aplicada a partir de 2008, mas a Petrobras pediu mais prazo e assinou o TAC. Também no início do próximo ano, o Estado do Paraná adotará várias ações na área hídrica, dando conseqüência à escolha de 2009 como “O Ano da Água no Paraná”.
Entre essas ações incluem-se o fechamento de 12 planos de bacia que serão elaborados em convênio com a Itaipu e a Petrobras e a criação e ampliação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) em todas as áreas de afloramento e pontos de recarga do aqüífero Guarani, que interessa também à Argentina, ao Paraguai e ao Uruguai.


 


Não há mais como conviver com a terrível descarga de gás tóxicos das descargas de ônibus e caminhões


 


 


 


Diesel S50: menos enxôfre no combustível


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa


 


 


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, deu entrevista, na sede da estatal, para divulgar o fornecimento do diesel S-50 no mercado brasileiro.
Costa falou sobre a posição da Petrobras em relação à Resolução 315/2002, do Conama, que estabelece novos limites de emissão para os veículos pesados a diesel produzidos a partir de janeiro de 2009.
Ele também esclareceu detalhes acerca do acordo assinado em São Paulo, dia 30 de novembro, entre a Petrobras, Ministério Público, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ibama e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) com base na resolução do Conama.  (Fonte AG.Br)