O arquiteto da natureza

14 de fevereiro de 2009

Os mistérios e os exemplos do João-de-barro

O João-de-barro é um exemplo de dedicação e trabalho para quem utiliza somente o bico e as asas como meio para o transporte de material para as suas construções


 


 


Recentemente, fiquei apreciando um João-de-barro (Funarius rufus) que saracoteava por cima de uma construção. Seria uma simples coincidência ou alguma artimanha espontânea?
Abundante nas fazendas, parques e até nas cidades, este pássaro é difícil de pegar, embora goste de ficar perto da gente. É um exemplo de dedicação e trabalho para quem utiliza somente o bico e as asas como meio para o transporte de material para as suas construções. Citado em verso e prosa, além do seu cantar parecer uma gargalhada é o pássaro símbolo da Argentina.
No sul do Brasil dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo. Uma lenda indígena relata uma das mais belas histórias sobre a origem do João-de-barro. A história de um jovem casal apaixonado e de um amor que foi maior que a morte. Os índios amam esta ave por lembrarem da força deste amor, cuja prova está no cuidado com que constroem suas casas e protegem seus filhotes. Diz a lenda que o João-de-barro é fiel até o fim. Quando percebe que a esposa mudou de amor, tampa a abertura da casa, fechando a parceira para sempre dentro dela. Por vezes, se há desafeto ou incompatibilidades de gênios derrubam a casa em construção e partem para outros vôos.
Afora outros contratempos, vivem em casais e passam os dias a gritar em curiosos duetos, tendo muitas vezes suas casas invadidas por outros pássaros que não a desocupam enquanto não cumprirem sua fase reprodutiva.
As casas por eles feitas não são reformadas quando em deterioração, sendo construídas outra ao lado ou sobre a anterior, desde que o alicerce ofereça segurança.
Embora ainda sejam encontradas casas primitivas que mal se distinguem das edificações remotas e apresentando poucas variações estruturais, a residência individual continua a ser o ideal das pessoas que aspiram dispor de abrigo, comodidade e amplos recursos pessoais.
O João-de-barro é apenas um dos fatores naturais que integra este imenso universo de possibilidades, mistérios e exemplos.