Sustentabilidade premiada

Prêmio Chico Mendes

14 de fevereiro de 2009

Homenagem de artistas famosos aos vencedores

Entre clipes que mostravam imagens de Chico Mendes e algumas de suas declarações mais importantes em defesa da Amazônia e dos Povos da Floresta, apresentaram-se artistas do grupo Aplauso, Ney Matogrosso, Gilberto Gil e a Orquestra Imperial do Rio de Janeiro.
Este ano, seis categorias foram contempladas com o prêmio: Liderança Individual, Associação Comunitária, ONG, Negócios Sustentáveis, Educação Ambiental e Município. Os primeiros colocados de cada categoria receberam R$ 28 mil, sendo que na categoria município foi entregue uma menção honrosa.
O Prêmio Chico Mendes foi instituído em 2002 pelo MMA com o objetivo de homenagear Chico Mendes pela defesa das populações tradicionais e dos povos indígenas, do meio ambiente, da igualdade, da cidadania e da consciência ambiental e, também, de reconhecer e estimular trabalhos voltados à conservação dos recursos naturais da Amazônia Legal, tornando possível a materialização do desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental com interesses sociais de melhoria de vida das populações.
O ministro Carlos Minc participou da entrega da premiação. Ele estendeu a homenagem também à ex-ministra Marina Silva que lutou lado a lado com Chico Mendes, no Acre, pela preservação do meio ambiente. “Ela é a prova de que a força está dentro das pessoas”, disse Minc.
Para ele, o líder seringueiro conseguiu unir duas grandes utopias da humanidade. “De um lado a luta pela terra, pela justiça, pelos sindicatos e, de outro, a luta por todas as formas de vida da natureza”, disse Minc, lembrando que continuar na busca pelos ideais de Chico Mendes é a maior homenagem que se pode fazer.
Sandino, filho de Chico Mendes, e Angélica, neta, também participaram da homenagem junto com o presidente do JBRJ, Lizst Vieira; o jornalista Zuenir Ventura; a ambientalista Adriana Ramos e o indígena, músico e amigo de Chico Mendes, Aílton Krenak, e os atores Victor Fasano e Cristiane Torloni.


























Os vencedores 

 

 Categoria Liderança
 Individual


 Ana Maria
Carvalho Ribeiro Lange


 Categoria Associação
Comunitária


 Associação de Seringueiros Kaxinawa do Rio Jordão)


 Categoria ONG


 Conselho Geral da Tribo
Ticuna e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia


 Categoria Negócios
Sustentáveis


 Associação Halitinã


 Categoria
Educação Ambiental


 Associação Vagalume


 Categoria
Município


 Prefeitura Municipal de Lucas de Rio Verde/MT


 


CNRH: novos representantes para triênio 2009 – 2012


Neste ano de 2009, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) vai renovar seus membros. Empresas usuárias de recursos hídricos e ONGs ligadas a água foram convidadas a participar das assembléias deliberativas que indicarão novos representantes, titulares e suplentes para compor o plenário do Conselho no triênio maio 2009 a maio 2012.
A ficha de inscrição e a documentação exigida (Resolução CNRH nº 14/2000) já devem ter sido encaminhadas à Secretaria Executiva do CNRH. O prazo era 6 de fevereiro.  A relação final dos habilitados a participarem das assembléias será divulgada no dia 20 de março.


O Conselho Nacional de Recursos Hídricos desenvolve atividades desde junho de 1998, ocupando a instância mais alta na hierarquia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, instituído pela Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. O colegiado desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água – sendo, assim, um dos grandes responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no País. Por articular a integração das políticas públicas no Brasil, é reconhecido pela sociedade como orientador para um diálogo transparente no processo de decisões no campo da legislação de recursos hídricos.