Saúde e meio ambiente

A saúde e as alterações Climáticas

21 de setembro de 2009

Conferência nacional vai discutir os impactos das mudanças climáticas na saúde. Ao mesmo tempo, Observatório do Clima monitora dados.


A busca de soluções para esse quadro desanimador fez com que o governo federal organizasse a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, de 15 a 18 de dezembro, em Brasília. O evento será realizado em três etapas, que são as discussões municipais, estaduais e a nacional, tendo como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.
A ação do governo atende a anseios da sociedade, que há muito alertam para os graves problemas provocados pelo homem. A maioria deles, no entanto, se relaciona ao cumprimento de metas de produção industrial e de governo. Entender como essas ações intersetoriais podem se combinar e agir sobre a saúde humana é o objetivo da Conferência. A 1ª Conferência em Saúde Ambiental é uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente atendendo às deliberações das Conferências Nacional de Saúde, Cidades e de Meio Ambiente. Instituída por Decreto Presidencial, tem como lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!”


Observatório do Clima
Outra ação que busca relacionar as alterações climáticas aos impactos sobre a saúde foi divulgada há pouco pelo Ministério da Saúde. A instituição solicitou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) crie o Observatório Nacional de Mudanças Climáticas, o que deve ocorrer ainda este ano. A nova organização tem o objetivo de reunir dados sobre clima, saúde, meio ambiente, dados socioeconômicos e demográficos, gerados por diversas instituições, para estabelecer uma rede cooperativa a fim de discutir propostas e desenvolver estratégias.


Rede-Clima
O Observatório é coordenado pelos pesquisadores Christovam Barcellos e Sandra Hacon e conta com a parceria de diversas instituições. O novo observatório é parte integrante da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede-Clima), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Rede-Clima propõe políticas e estratégias para lidar com as mudanças climáticas. Uma das marcas do grupo, informa o pesquisador Barcellos, é que ele não estuda só a relação clima e saúde. “Não é um grau de temperatura que vai matar as pessoas. Esse grau de temperatura provoca, às vezes, mudanças de hábitos, mudanças do uso do solo, secas, altera sazonalidades.
Em alguns casos de seca prolongada, as árvores ficam com menos umidade, e isso pode aumentar a inflamabilidade causando queimadas. Essas queimadas geram fumaças, e as fumaças podem causar problemas de saúde. Existem populações mais vulneráveis e outras menos vulneráveis a esses problemas”, explicou.
A ideia é analisar como esses fatores contribuem para potencializar a relação clima e saúde e entender como ocorrem essas mudanças.


Saneamento e epidemias


A pesquisadora Sandra Hacon diz que as questões sociais estarão na linha de frente do Observatório. Para ela, a falta de saneamento básico em diversas regiões do País é uma das principais causas de epidemias. “Temos verdadeiras epidemias de doenças relacionadas à questão hídrica. Isso não é culpa do ambiente, e sim da falta de saneamento básico. Não é porque está chovendo mais. Está chovendo mais sim, isso é fato concreto, mas as pessoas estão adoecendo por conta da falta de saneamento, e temos que deixar isso bem claro. Caso contrário, as mudanças climáticas podem servir como desculpa”, afirma.
O trabalho desenvolvido pelo Observatório não ficará restrito aos níveis de gestão estadual, municipal e federal. Os pesquisadores levarão informações, estudos, dados para a sociedade civil por meio de uma linguagem mais acessível. “Temos que monitorar o clima sem causar pânico e sem criar mais confusão do que já existe”, afirmou Barcellos ao explicar a função do Observatório. Todo o material estará disponível em um portal de livre consulta. Além da literatura científica, notícias, dados técnicos e links para as instituições parceiras, o portal trará um glossário para a população leiga entender melhor o que é aquecimento, alergia, pólen, queimadas, entre outras informações.
O grupo de pesquisadores pretende ampliar ainda mais suas parcerias e buscar, principalmente dentro da Fiocruz, profissionais que executam trabalhos ligados às quatro grandes frentes do Observatório: doenças transmitidas por vetores; desastres ou eventos extremos; doenças respiratórias; e doenças relacionadas à água. “O momento agora é de debater clima e saúde, e o Observatório é um catalisador. Queremos abrir espaço para o debate, ampliar cada vez mais nossas investigações e trazer várias opiniões e conhecimentos”, disse Barcellos.