Iphan, Ibama e Ancine juntos
24 de novembro de 2009Patrimônio arquitetônico vai ganhar madeira apreendida para restauro
Jefferson Rudy/MMA
Ações a favor do restauro e pela preservação na reunião do Conselho Nacional de Política Cultural
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, iniciou sua fala durante a reunião do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), em Brasília, garantindo que “quem desmata não pode enriquecer com produtos do crime ambiental”. Todos os produtos apreendidos estão sendo leiloados ou doados. Carlos Minc ainda disse que a Agência Nacional do Cinema (Ancine) vai aderir à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), incluindo critérios socioambientais nas ações do órgão, buscando o melhor uso de materiais e dos recursos naturais no ambiente de trabalho. Ele também disse que será criado um grupo de trabalho de cooperação permanente entre os ministérios do Meio Ambiente e da Cultura.
Tela Verde
Dentre as parcerias entre os dois ministérios, Minc destacou o circuito Tela Verde, que levou mais de 30 vídeos sobre experiências de educação ambiental para 250 estruturas educadoras, como salas verdes, pontos de cultura e cineclubes. O ministro ainda lembrou que, em abril, ele e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, lançaram o edital dos curtas de animação sobre mudanças climáticas. Uma comissão julgadora escolheu os 10 melhores roteiros que virarão vídeos e serão veiculados nas tevês públicas.
Para o ministro Juca Ferreira, a questão ambiental é sobretudo uma questão de sensibilidade, visão de mundo e comportamento, e o cinema é um bom canal para levar isso. Ele ainda saudou o ministro Minc pelas metas brasileiras de redução de emissão de gases de efeito estufa.
Plantio de Árvores
O CNPC também se comprometeu, a partir desta reunião, a compensar os gases emitidos para a realização da reunião, com o plantio de árvores do cerrado em área de reflorestamento. Para isso, vai realizar em todas as reuniões uma pesquisa para calcular o consumo de energia elétrica, gás, transporte e lixo.