Balanço Ambiental 2009

Copenhague marca meio ambiente em 2009

21 de dezembro de 2009

Para o mundo, o degelo aumentou. No Brasil, o desmatamento na Amazônia caiu.

Em conseqüência, também foram reduzidas as emissões de gases causadores do efeito estufa provocadas pelo desmatamento da Amazônia. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe -, no período entre 1999 e 2008 as emissões na Amazônia contabilizaram entre 700 e 800 milhões de toneladas de carbono anuais. Com a queda na taxa de desmatamento em 2007 e 2008, a média das emissões também diminuiu para 500 a 550 milhões de toneladas ao ano.


 


DARWIN, ÁGUA E ÍNDIOS


FEVEREIRO
Em fevereiro, a casa onde viveu Charles Darwin, o autor da teoria da evolução das espécies, foi reaberta ao público, em Kent, no sudeste da Inglaterra, com uma exposição permanente em homenagem ao bicentenário de nascimento do biólogo inglês, intensamente comemorada em todo o mundo, inclusive no Brasil. Seu livro A Origem das Espécies, publicado em 1859 e que traça as bases da teoria da evolução, foi objeto de uma ativa discussão na mídia mundial, confrontando-se as teorias de Darwin com a evolução científica e da pesquisa a partir de meados do século XIX.


MARÇO
Em março, Istambul, na Turquia, abrigou o V Fórum Mundial das Águas, com uma destacada participação do Brasil, que apresentou aos participantes sua política de recursos hídricos, seu modelo de gestão e seu marco regulatório de uso sustentável da água. A adaptação da gestão da água diante da mudança do clima foi o foco central dos debates, com destaque para a necessidade de conciliar o desenvolvimento sustentável com a conservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico.


ABRIL
As comemorações do Dia do Índio e da Semana dos Povos Indígenas, em abril, foram marcadas pela histórica decisão do Supremo Tribunal Federal que, por dez votos contra apenas um, decidiu que será contínua a demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol e que os arrozeiros lá instalados deveriam deixar a área, o que realmente aconteceu. Homologada em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Raposa/Serra do Sol, no extremo norte de Roraima, nas fronteiras com a Venezuela e a Guiana, tem 1,7 milhão de hectares e uma população de 18mil índios de cinco diferentes etnias. O relator da matéria no STF, ministro Ayres Brito fez, em célebre entrevista à imprensa, uma sincera autocrítica: “Antes via o índio como um ser primitivo, de cultura inferior. Mas ao mergulhar totalmente neste trabalho, mudei minhas idéias. A Constituição diz que há duas civilizações. A do branco e a do índio. Há duas dignidades.”