O Relógio de Dalgas

21 de dezembro de 2009

Dalgas Frisch chilreia vida, liberdade e preservação

Dalgas Frisch:
as aves brasileiras são uma grande  paixão.


 São raro, as pessoas que visitam minha residência e, quando sentadas na poltrona da sala, ouvem um canto de pássaro e correm para enxergar a ave no lado de fora da casa. Nada encontrando retornam e são avisadas que o canto foi proveniente do relógio instalado numa das paredes e que isto se repetia diferentemente à marcação de cada hora. Ainda surpresos iniciam os questionamentos e para maiores esclarecimentos, apresento-lhes o livro “Os Doze Cantos do Brasil”, gentilmente autografado pelo autor e em cuja publicação veio o adendo sonoro.
Livro e relógio foram desenvolvidos por Johan Dalgas Frisch, Engenheiro Industrial por profissão e amante da natureza por devoção. Dalgas é um dos fundadores da Associação de Preservação da Vida Selvagem e responsável pela criação do Dia da Ave, festejado em 5 de outubro. Ele também é autor do livro “Aves Brasileiras e Plantas que as atraem”. Em resumo, um artífice que chilreia vida, liberdade e preservação. O relógio é uma ideia adaptada à periodicidade da natureza, já que os organismos vivos têm certo ritmo vital, com frequência tão marcante que funciona como se tratasse de um cronômetro. Uma caixa de música arredondada, ilustrada e reproduzindo um repertório que está a nossa disposição em qualquer instante no palco da natureza. Basta que sejamos ótimos regentes desta orquestra maravilhosa e que, em vez da batuta, utilizemos nossos sentidos. Uma caixa sonora para lembrar a importância desta sintonia em nossas vidas.
Dependendo do momento podemos adormecer ou acordar com uma chilreada. Dependendo do momento podemos imaginar estarmos voando nas asas mágicas da liberdade e assobiando em coro com os pássaros, a musicalidade que lhes é peculiar. Dependendo do momento podemos substituir a ave engaiolada pelo relógio e permitir que ela, em liberdade, execute suas canções através das verdes pautas nativistas.
O relógio de Dalgas é um hinário, que eleva nossos sentimentos a despertarem novas ações para a preservação destas espécies canoras que acompanham outras importantes vozes da natureza. Por isso, os segundos, minutos e horas indicados e despertados, são importantes para este acontecimento. Está lá na parede um relógio musical, redondo, ilustrado e sonorizando vozes da passarada.