Setembro

Morte e vida

22 de dezembro de 2009

Adeus a Norman Borlaug e Marina revive PV como candidata

Borlaug veio pela primeira vez ao Brasil na década de 70, visitou a Embrapa Cerrados, tornando-se um grande incentivador das pesquisas realizadas pela empresa. Em 1986, Borlaug criou o Prêmio Global de Alimentação, também chamado Nobel da Agricultura, que teve dois ganhadores brasileiros: o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, e o ex-diretor técnico do Centro de Pesquisas da Embrapa, Edson Lobato.
Ainda no início de setembro, depois de 30 anos de militância no PT, a senadora Marina Silva oficializou sua filiação ao Partido Verde, tornando-se a candidata do partido à Presidência da República, nas eleições gerais de outubro de 2010.
O ingresso de Marina na disputa presidencial mudou a agenda dos pretendentes a candidatos, principalmente da candidata do Presidente Lula, Dilma Roussef, e introduziu o tema ambiental na agenda sucessória.
Embora não tenha ainda oficializado sua candidatura, a ex-seringueira e ex-empregada doméstica já desponta nas pesquisas de intenções de voto. Sua decisão de candidatar-se à sucessão presidencial foi amplamente divulgada na mídia internacional, onde a senadora acreana tem boa receptividade.



 


Norman Borlaug, Prêmio Nobel da Paz