Pelo Brasil

A Praça e as árvores

15 de fevereiro de 2010

Ambientalistas querem impedir retiradas das árvores da Praça do Centro Histórico de Garopaba-SC

 Marco Mikonga, do Movimento Verde por Natureza, quer impedir o avanço dos interesses econômicos predatórios sobre o verde das praças urbanas.


Segundo o ativista do movimento Verde por Natureza, Marco Santos Mikonga, há um abaixo-assinado que circula via internet, com o intuito impedir o avanço dos interesses econômicos predatórios. As árvores são ameaçadas por comerciantes locais que pressionam a prefeitura para fazer o corte das espécies existes e trocar por palmeiras. No feriadão de fim de ano, um comerciante local iniciou o corte de algumas árvores para que seu comércio tivesse maior visibilidade. Foi barrado por um morador. Marco Santo Mikonga explica: “Estamos tentando alertar a população sobre a importância de preservar as árvores da histórica Praça dos Pescadores, que é um lugar aprazível para a população, para os turistas e para as aves. Além de reduzir o calor do ambiente e gerar sombra, ornamenta um dos pontos turísticos da cidade”.
Marco Mikonga salienta que a intenção é impedir o corte das aves e por isto o movimento entrou em contato com muitas pessoas. “Elas estão dispostas a boicotar os restaurantes e hotéis que promoverem esta insensatez”, conta o ativista.
De acordo com Marco, o documento com o abaixo-assinado denunciando o caso já está no Ministério Público de Garopaba. A representação foi confirmada pelo Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, o Promotor de Justiça Luis Eduardo Souto de Oliveira.



MARCO SANTOS MIKONGA,


UMA LUTA  PELO VERDE