O museu do ninho

24 de abril de 2010

  Emerson Ferreira Macial (*) Emerson Ferreira Macial(*) Ao longo dos anos, venho observando o comportamento dos pássaros. Seu cantar, suas andanças e, sobretudo, tudo a respeito sobre a confecção de seus ninhos que são verdadeiras obras de arte. Depois que as aves criam seus filhotes, em geral elas abandonam os ninhos. Aí eu recolho-os e… Ver artigo

 


Emerson Ferreira Macial (*)


Emerson Ferreira
 Macial(*)


Ao longo dos anos, venho observando o comportamento dos pássaros. Seu cantar, suas andanças e, sobretudo, tudo a respeito sobre a confecção de seus ninhos que são verdadeiras obras de arte. Depois que as aves criam seus filhotes, em geral elas abandonam os ninhos. Aí eu recolho-os e levo para um local perto de minha casa que passei a denominar O Museu do Ninho. Criei justamente para mostrar aos visitantes a delicadeza e beleza de cada ninho. As pessoas, sensibilizadas, passam a cuidar e a respeitar melhor os passarinhos.
Gosto sempre de fazer uma analogia entre as aves e nós seres humanos. Observo que entre esses ninhos há uma diferença muito grande em relação a arquitetura e o tipo de material utilizado. Cada espécie tem suas peculiaridades em conforto e segurança contra os predadores. Importante e curioso é saber que todas as aves tem o mesmo acesso aos materiais na natureza, mas os ninhos são tão diversos.
Ai vem minha comparação com uma pergunta: se dividirmos toda a riqueza do mundo em partes iguais para todos os habitantes do planeta, por quanto tempo ela continuará igual na posse de cada um?
Minha conclusão: dentro da própria natureza existem classes sociais e culturas diferentes. Diversidade! Assim, para que todos tenham um mundo melhor precisamos apenas limitar as riquezas dos grandes e respeitar a forma como cada pessoa quer viver.



(*) Emerson Ferreira Macial é um empresário preocupado com seus negócios e com a natureza. Apicultor em Soledade de Minas, 10km de São Lourenço, no Circuito das Águas de MG, onde tem uma pousada rural. Emerson dedica a maior parte do tempo às abelhas, “este abençoado inseto tão importante na natureza”.


Pousada Doce Recanto
www.docerecanto.com.br