PELO BRASIL

Capacitação para agricultores

21 de maio de 2010

Mais de três mil famílias são capacitadas no uso sustentável do Cerrado

Santana


 


Mais de 13 mil pessoas já foram capacitadas pela entidade Foto: Jader


 


Fazem parte do projeto, 60 municípios em quatro estados e o Distrito Federal. Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Tocantins, além de Planaltina (DF) foram beneficiados. Indiretamente, mais de 20 mil pessoas foram favorecidas pelo programa, resultado de uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo Donizete Tokarski, diretor da Ecodata, os cursos focaram a atividade agroextrativista – que combina extrativismo e agricultura familiar sustentável – em aulas teóricas e práticas. Além disso, os participantes receberam uma formação cidadã, onde aprenderam sobre direitos humanos, legislações ambiental e trabalhista, ética, primeiros socorros e outros assuntos relacionados à cidadania que vão contribuir para o desenvolvimento social das famílias e regiões beneficiadas.
 Donizete Tokarski explicou que as organizações sociais e produtivas ficaram com a maior carga horária do programa porque representam a continuidade do projeto. ?Foi ensinado como organizar melhor os processos de produção, as formas de associação, a formação de cooperativas, o estabelecimento de parcerias institucionais, estratégias de marketing e outros temas relacionados à manutenção e desenvolvimento do negócio iniciado com o programa?, salientou Donizete Tokarski. Após os cursos, mais de 30 projetos na exploração econômica do Cerrado já foram implementados pelos participantes.
A capacitação, gratuita e destinada aos agricultores familiares, contou com a experiência em educação ambiental adquirida pela Ecodata nos 13 anos em que atua na promoção do desenvolvimento sustentável e da democratização da informação. Mais de 13 mil pessoas já foram capacitadas pela entidade.


O Cerrado e a Água
O encerramento do programa será no IV Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Alto Tocantins que será promovido pela Ecodata nos próximos dias 17 e 18 de junho, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, com participação aberta à sociedade. O tema central será a relação entre o Cerrado e a Água. A ideia é discutir a produção e a gestão da água no bioma, já que as nascentes dos principais rios brasileiros têm origem no Cerrado (94% da vazão da Bacia do Rio São Francisco nasce no Cerrado; 75% das águas da Bacia dos Rios Paraná -Paraguai também saem do bioma e o mesmo acontece com 78% das águas dos Rios Tocantins-Araguaia). A expectativa é de que o assunto sensibilize a população para a necessidade de preservação e confira mais visibilidade ao Cerrado no cenário nacional, um patrimônio biodiverso brasileiro.