Água: ANA premia iniciativas de excelência
21 de maio de 2010Gestão sustentável das águas dá prêmio especial
Com as inscrições gratuitas abertas até 31 de maio. A finalidade da premiação, que aconteceu a cada dois anos, é reconhecer o mérito de iniciativas que se destacam pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País, promovendo o combate à poluição e ao desperdício e apontando caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento econômico e a garantia da qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Na edição deste ano, o prêmio está dividido em sete categorias: governo; empresas; organizações não governamentais; pesquisa e inovação tecnológica; organismos de bacia; ensino e imprensa. Assim como ocorreu na edição de 2008, o Prêmio de 2010 terá uma Comissão Julgadora composta por membros externos à ANA e com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da ANA presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; aderência social; originalidade e impactos social, cultural e ambiental.
A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das sete categorias receberá o Troféu Prêmio ANA – uma escultura concebida pelo mestre vidreiro italiano Mário Seguso. Aos demais finalistas será concedido um certificado. Os vencedores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 1º de dezembro de 2010 em local a ser definido.
Prazo para inscrições
Até 31 de maio, os interessados deverão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada para a Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2010 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco M, Sala 222, Brasília-DF, CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
Informações: www.ana.gov.br/
premio ou (61) 2109-5412.
DENÚNCIA
GO: Secretário de Meio Ambiente sofre atentado
Mais um ambientalista sofre atentado de morte. Desta vez foi o secretário municipal do Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (GO), Juliano Tadeu Moreira Cardoso . O carro de Juliano foi atingido por sete disparos de pistola calibre 765 na manhã do dia 17 de maio.
Segundo informações da polícia goiana, o alvo seria o próprio secretário, que ia para um encontro de trabalho com o prefeito da cidade, o ex-senador Maguito Vilela (PMDB). Juliano estava em uma camionete Nissan Frontier, pertencente ao órgão e dirigida pelo motorista Vandeir José de Queiroz. O carro foi atingido quando eles pararam em uma rua congestionada no centro da cidade. Todos os tiros acertaram o veículo, mas nenhum dos ocupantes se feriu. O motociclista fugiu na contramão, sem ser identificado. Juliano Cardoso suspeita que o atentado tenha relação com o trabalho de fiscalização feito pela Sema. “Não foi um atentado contra a minha pessoa, mas contra o poder público. O trabalho desenvolvido pela secretaria como um todo tem incomodado quem não respeita a lei ambiental”, disse. O secretário afirmou que tem recebido constantes bilhetes com ameaças de morte e, recentemente, recebeu uma mensagem por celular pedindo para que tome “cuidado com o que faz”. Ao longo de 20 anos na área ambiental, Juliano já foi vítima de quatro atentados.