Uma nova árvore

21 de maio de 2010

Uma árvore nasce pela ação do vento, do pássaro, do animal ou de outra natureza qualquer

Todo solo onde nasce uma árvore deveria ser considerado sagrado. A terra que se apresenta como vazia e silenciosa, na realidade está vibrando energia, esperando o espocar de uma nova vivência. A semente nela guardada desperta, em algum momento, para perpetuar um novo ciclo vegetativo. Rasgando a terra, germina e resplandece o milagre da vida. Uma árvore em forma de esperança, nascida naturalmente e ladeada de outras velhas árvores que se misturam com as mais novas em plena harmonia. Uma árvore nascida pela ação do vento, do pássaro, do animal ou de outra natureza qualquer. Uma árvore que já nasce com a responsabilidade de tornar-se grande para abrigar e acolher novas vidas, para proteger o solo e purificar o ar, para produzir frutos com muitas sementes que possam originar outras árvores. Surgida de um solo que recebe a claridade filtrada pelas necessidades de um ambiente ainda intocado, ela desconhece o avanço desenfreado da selva de asfalto e concreto que se desenvolve rapidamente e que pode degradar o seu ambiente. Não sabe do animal homem que tem muitas espécies, cuja maioria não frequenta áreas arborizadas, preferindo os limites da cidade. Ignora que ele explora os recursos naturais desobedecendo às leis de utilização.
Cada mata ou floresta é guardiã das mais belas espécies produzidas pela natureza. Destruir estas obras é negar a possibilidade de vida das criaturas, deixando-as morrer, quando devem viver. O nascimento de uma árvore faz o ciclo da natureza continuar e mesmo germinada modestamente tornar-se-á altaneira, vivendo mais que outras gerações. Uma nova árvore esperançosa de ficar velha, proporcionando momentos especiais para toda a humanidade. Nativa ou não, será símbolo de um novo tempo e fará parte de um importante ecossistema.
Cada mata ou floresta é guardiã das mais belas espécies produzidas pela natureza. Destruir estas obras é negar a possibilidade de vida das criaturas, deixando-as morrer, quando devem viver. Certas árvores fortificam suas raízes profundamente na terra e por mais que sejam abatidas, sempre voltarão a brotar e nos deliciar com imagens lindas e marcantes. Se cada árvore possui um poder especial, esta que agora santifica o solo escolhido, também o terá.