Eleições 2010

Marina Morena Marina Verde Marina & Leal

21 de maio de 2010

Marina Silva escolhe empresário Guilherme Leal como vice e parte para a terceira via na campanha presidencial

“Vamos atravessar esse novo século discutindo meio ambiente e desenvolvimento, queiram ou não queiram”


Segundo as pesquisas, Marina Silva aparece em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto. 


 


Pré-candidata às eleições presidenciais, Marina Silva acaba de anunciar o vice de seus sonhos: o empresário Guilherme Leal, presidente da Natura, Guilherme Leal foi anunciado como vice na chapa do PV, em Nova Iguaçu-RJ, na Baixada Fluminense. Sem nunca ter disputado uma eleição, o presidente da Natura foi levado ao PV e à política depois de uma bem-sucedida carreira empresarial. Para analistas políticos, o PV buscou um ?efeito José Alencar? para dar maior segurança e credibilidade aos eleitores.
Falando ao público, Guilherme Leal disse que ?a reflexão não foi fácil, mas essa era uma convocação impossível de ser negada?. O empresário disse ainda estar profundamente emocionado em aceitar concorrer à Vice-Presidência. ?Não podemos deixar de lutar pelo sonho de construir um Brasil mais justo, mais solidário, mais fraterno, mais feliz?.
Para o ambientalista Alfredo Sirkis, coordenador da campanha de Marina Silva, o município de Nova Iguaçu foi escolhido pela direção do PV porque o partido considera que a Baixada Fluminense pode fazer a diferença na disputa pelo governo estadual e pela Presidência. Segundo pesquisas do partido, é nos municípios da Baixada Fluminense que o PV registra as maiores intenções de voto. Sirkis explicou que esse lançamento estava sendo feito ?perto do povo?, ao contrário do que ocorreu no lançamento de outros pré-candidatos.
Segundo as últimas pesquisas, Marina Silva aparece em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto. Cerca de 1.000 pessoas participaram do evento em Nova Iguaçu, ocasião em que foi lançada oficialmente a pré-candidatura do deputado federal Fernando Gabeira – um ambientalista histórico – ao governo do Rio de Janeiro.


 


Campanha


Quem é Guilherme Leal
Guilherme Peirão Leal nasceu em Santos-SP. Tinha 18 anos quando a indústria Natura foi fundada, por iniciativa do economista Antônio Luiz da Cunha Seabra



21 de Maio de 2010




“Serei doador, mas não o único”. Guilherme Leal


Bacharel em Administração de Empresas pela USP, Leal passou a ser sócio da Natura, em 1979, na época uma pequena loja de cosméticos situada à rua Oscar Freire, em São Paulo.
Em 2004, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores de São Paulo.
Em 2007, fundou o Movimento Nossa São Paulo e o Instituto Arapyaú para Educação e Desenvolvimento Sustentável. Hoje, aos 60 anos, Leal acumula fortuna que o leva às listas dos mais ricos do mundo, anualmente ranqueada pela revista norte-americana Forbes.
Em 2009, era um dos 18 brasileiros a constar da relação, com US$ 1,2 bilhão, riqueza obtida com a Natura, líder no mercado de cosméticos no Brasil.  Leal mantém com os funcionários, especialmente os vendedores, uma relação carismática: faz questão de reuni-los de tempos em tempos em cerimônias de premiação.  O empresário participou da criação de organizações ligadas ao meio ambiente. É fundador e membro do Conselho do Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social, integrante dos conselhos da WWF-Brasil e presidente do Conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).


Legião feminina na campanha


Como sempre, em política não há unanimidade. Para alguns observadores, o convite a Guiherme Leal foi uma jogada ingênua de Marina Silva e do PV apenas para buscar mais recursos na campanha. Para outros, uma jogada de mestre. Além de ter um bilionário como vice, Guilherme Leal traz mais simpatia e agrega muitos eleitores indecisos das classes média e alta. Outro ponto importante: Leal ajuda derrubar uma série de preconceitos contra Marina Silva, (efeito José Alencar em relação ao Lula). A presença de Guilherme Leal traz à tona um tipo de empresário afinado com o discurso da sustentabilidade, com as preocupações ambientais e com o futuro do País e do planeta. E, talvez, tão importante quanto às primeiras premissas: Leal abre o acesso para uma rede de mais de 800.000 revendedoras Natura. Esta legião feminina pode fazer uma diferença muito grande. No primeiro turno, com Marina Silva, ou no segundo turno apoiando o candidato do PSDB, José Serra.