Campanha

Quem é Guilherme Leal

21 de maio de 2010

Guilherme Peirão Leal nasceu em Santos-SP. Tinha 18 anos quando a indústria Natura foi fundada, por iniciativa do economista Antônio Luiz da Cunha Seabra

“Serei doador, mas não o único”. Guilherme Leal


 


Bacharel em Administração de Empresas pela USP, Leal passou a ser sócio da Natura, em 1979, na época uma pequena loja de cosméticos situada à rua Oscar Freire, em São Paulo.
Em 2004, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores de São Paulo.
Em 2007, fundou o Movimento Nossa São Paulo e o Instituto Arapyaú para Educação e Desenvolvimento Sustentável. Hoje, aos 60 anos, Leal acumula fortuna que o leva às listas dos mais ricos do mundo, anualmente ranqueada pela revista norte-americana Forbes.
Em 2009, era um dos 18 brasileiros a constar da relação, com US$ 1,2 bilhão, riqueza obtida com a Natura, líder no mercado de cosméticos no Brasil.  Leal mantém com os funcionários, especialmente os vendedores, uma relação carismática: faz questão de reuni-los de tempos em tempos em cerimônias de premiação.  O empresário participou da criação de organizações ligadas ao meio ambiente. É fundador e membro do Conselho do Instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social, integrante dos conselhos da WWF-Brasil e presidente do Conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).


Legião feminina na campanha


Como sempre, em política não há unanimidade. Para alguns observadores, o convite a Guiherme Leal foi uma jogada ingênua de Marina Silva e do PV apenas para buscar mais recursos na campanha. Para outros, uma jogada de mestre. Além de ter um bilionário como vice, Guilherme Leal traz mais simpatia e agrega muitos eleitores indecisos das classes média e alta. Outro ponto importante: Leal ajuda derrubar uma série de preconceitos contra Marina Silva, (efeito José Alencar em relação ao Lula). A presença de Guilherme Leal traz à tona um tipo de empresário afinado com o discurso da sustentabilidade, com as preocupações ambientais e com o futuro do País e do planeta. E, talvez, tão importante quanto às primeiras premissas: Leal abre o acesso para uma rede de mais de 800.000 revendedoras Natura. Esta legião feminina pode fazer uma diferença muito grande. No primeiro turno, com Marina Silva, ou no segundo turno apoiando o candidato do PSDB, José Serra.