E-lixo: Praga moderna
21 de maio de 2010Lixo eletrônico: como se livrar dele sem poluir
”São produzidos, todos os anos, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, que correspondem a 5% de todo o resíduo produzido no mundo.”
Lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos, incluindo televisores, telefones celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos. Esses resíduos, descartados em lixões, são um importante risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático e, se queimados, poluem o ar.
A boa notícia é que boa parte deste lixo pode ser reutilizado em equipamentos novos ou reciclados em outros produtos. Basta que as pessoas dêem um destino adequado ao seu E-lixo, buscando informações sobre onde descartar celulares, pilhas, baterias etc.
Dados alarmantes
Os dados sobre o E-lixo são alarmantes. A média atual de utilização de um aparelho celular é de dois anos e vem diminuindo gradualmente devido as novidades tecnológicas e a facilidade de aquisição. Em 2007, no Brasil, foram comercializados mais de 10 milhões de computadores e estimado um crescimento das vendas em 28%, em 2008.
A previsão é a de que o Brasil vai duplicar o número de computadores até 2012, chegando à marca dos 100 milhões.
Em 2007, pela primeira vez, o mercado brasileiro comercializou mais computadores do que televisores e o número de usuários de internet no país chegou a mais de 43 milhões. Nas áreas urbanas, 44% da população estão conectadas à internet. Em relação as empresas brasileiras, 97% estão conectadas à internet. Na China, o número de internautas cresceu 42% em 2008, chegando a 298 milhões. E o devemos fazer quando não usamos mais estes equipamentos? Alguns locais aceitam a doação de computadores e periféricos usados para a montagem de centros de informática.
Informações Importantes:
Oxigênio – www.oxigenio.org.br
CDI – http://www.cdisaopaulo.org.br
Meta Projeto – O Meta Projeto é uma inovação do Programa Acessa São Paulo, com o objetivo de servir como um espaço de oficinas para o público do Parque da Juventude – experimentação e desenvolvimento de tecnologia, a partir de computadores reciclado).
ABRE – www.abre-excedente.org.br
Instituições que possuem bazares e aceitam doações de objetos eletroeletrônicos:
Centro Espírita – www.andreluiz.org.br
Albert Einstein – www.einstein.br
AACD – www.aacd.org.br
PRÓ-HOPE – www.hope.org.br
Dorina Nowill – www.fundacaodorina.org.br
Exército da Salvação – www.exercitodesalvacao.org.br
Museu do Computador – www.museudocomputador.com.br
Locais de coleta de pilhas, baterias, celulares e outros:
Drogaria São Paulo – www.drogariasaopaulo.com.br
Papa-pilhas – www.bancoreal.com.br/papapilhas
Valvolândia – www.valvolandia.com.br/OBJ/openExtra.asp?extra=9
PRAC – www.prac.com.br
Banco Real – www.real.com.br
Grupo Pão de Açúcar – www.paodeacuçar.com.br
Grupo Wall Mart – www.wallmart.com.br
Celulares e carregadores:
Sony / Nokia / Motorola / TIM / Claro / Vivo]
Empresas recicladoras:
Ativa Reciclagem – www.ativareciclagem.com.br
Sanlien – www.sanlien.com.br
Suzaquim – www.suzaquim.com.br
Umicore – www.umicore.com.br