Ecoturismo no Quiriri

16 de junho de 2010

Ecoturismo – qualidade e pioneirismo

Passeios dessa natureza só podem ser feitos com a orientação de profissionais experientes. Na região de São Bento do Sul, a Aracnos Ecoturismo é a única empresa a promover este tipo de programa, dispondo de equipamentos e pessoal especializados. Sua equipe foi a primeira equipe brasileira a chegar ao cume do Aconcágua, em 1999.
Atuando no mercado há pelo menos oito anos, a Aracnos Ecoturismo promove vários roteiros diferentes, incluindo cursos de mergulho, paraquedismo, rappel – inclusive noturno –  técnicas de montanhismo, e a faixa etária dos clientes varia de 4 a 76 anos. A empresa fornece transporte, alimentação, guias, material de campo e seguro de vida. O proprietário, Sandro Jankoski – especialista em técnicas de RCP – Ressuscitação Cárdio Pulmonar – possui todos os equipamentos de Primeiros Socorros, além de ataduras e talas para imobilizar o corpo em caso de fraturas e um monitor de freqüência cardíaca.
“Falta incentivo para o ecoturismo por parte do Poder Público”, queixa-se Sandro, enquanto cita o exemplo dos “farofeiros”. Eles não preservam o meio ambiente, deixando o lixo espalhado ou alimentando fogueiras com espécies de plantas ou madeiras que nunca poderiam ser usadas.
Jankoski defende, ainda, a cobrança de uma taxa, na qual estariam incluídos os serviços do guia e todo um trabalho de conscientização.


 


Normas e Condutas nas Serras do Quiriri


1. O calçado deve ser confortável, pois as caminhadas são longas e o terreno é muito acidentado;


2. Você deve estar bem alimentado, o que não significa comer muito antes de caminhar;


3. Se tiver algum problema físico (principalmente nos pés ou pernas) que não possa fazer esforço, não se aventure, pois as caminhadas são de longa duração;


4. Não faça brincadeiras nos trajetos, pois os mesmos podem terminar em tragédia;


5. Jamais ande ou se abrigue em valas, córregos de rio seco, baixadas de morro ou próximo de cachoeiras. As tempestades de chuva no Quiriri são verdadeiras torrentes de água, tome cuidado!


6. A neblina é um grande perigo nas serras do Quiriri, devido aos precipícios. Não ande para qualquer lugar se você não souber onde está. Espere o guia;


7. Verifique seu material (mochila, comida, cabo solteiro, cantil, bússola, lanterna);


8. Não se afaste do grupo;


9. Na noite sem lua tome os mesmos cuidados
da conduta com neblina;


10. Observe o tempo (chuva e horário).


 


INFORMAÇÕES


Distâncias
Florianópolis / São Bento do Sul – 245km São Bento do Sul /
Campo Alegre – 14km Florianópolis / Joinville – 195km Garuva /
 Joinville – 36km


Quem leva
Aracnos Ecoturismo 
(47) 3633-1869 / 9924.9734
 São Bento do Sul – SC      
www.arcanos.com.be 


O que você deve levar –  anoraque (encontrado em casas especializadas em montanhismo e esporte), boné, um par de tênis e uma muda de roupa, além de artigos de higiene pessoal,
protetor solar e repelente. 


O que a empresa fornece – guias, seguro de vida, transporte, alimentação, material de cozinha e campo – incluindo barracas e sacos de dormir.